Bruno Palhão

Estagiário
Uría Menéndez - Proença de Carvalho

"Durante o meu último ano de licenciatura, deparei-me com duas dúvidas: qual o mestrado indicado para os meus objetivos, e qual a universidade que me daria mais ferramentas para ser bem-sucedido no futuro. O que encontrei no mestrado em Direito e Gestão da Católica foi de encontro às expetativas criadas. Trata-se de um mestrado desafiador, apto a tirar aos juristas o medo pelos números, fornecendo uma visão integrada de como resolver problemas e desenvolvendo competências necessárias para vingar em qualquer área de atividade.
Na Católica encontrei colaboradores sempre prontos a ajudar, um leque de professores que se destaca não apenas pela qualidade, mas também pela proximidade, e um gabinete de carreiras proativo na integração dos alunos no mercado de trabalho.
A vantagem competitiva da Católica é saber fazer a ponte entre o ensino e o mercado, reconhecendo que o primeiro deve moldar-se ao segundo e responder  às suas necessidades."

Diogo Pinto Basto

Consultor
EY

"Após licenciatura em Direito e tendo em conta a conjuntura atual, em que o mestrado é parte essencial da formação académica, e as dúvidas que tinha no que se refere ao caminho profissional a seguir, o Mestrado em Direito e Gestão pareceu-me a opção indicada pelas seguintes razões: é um mestrado bastante completo que abre várias hipóteses de saídas profissionais; dispõe de um ensino altamente qualificado; oferece disciplinas mistas, lecionadas por professores com um elevado grau de profissionalismo e exigência, que permitem aos alunos ter um conhecimento aprofundado de ambas as vertentes. A acrescer a todas as razões já apontadas, oferece ainda uma vertente prática fundamental para uma aproximação ao mundo do trabalho.
Considero que a minha opção por este mestrado foi a mais acertada pois, para além de me ter aumentado o leque de opções profissionais, tal como pretendia, enriqueceu-me enquanto pessoa o que seguramente irá ter um forte impacto no meu futuro profissional."

Inês Freire de Almeida

"Após a conclusão da licenciatura em Direito, a escolha pelo Mestrado em Direito e Gestão não foi difícil, já que permitia conciliar a continuação do meu percurso em Direito com a descoberta de uma nova área que me despertava curiosidade.
O Mestrado em Direito e Gestão tem a vantagem de proporcionar a aquisição de conhecimentos que nos ajudam a compreender a realidade das empresas e do mercado e que, sem dúvida, aumentam as nossas competências enquanto juristas.
Este é um mestrado desafiante, que nos tira constantemente da nossa zona de conforto. Pela sua exigência e completude, considero que é uma ótima preparação para o mercado de trabalho. Por outro lado, destaco o facto de a Faculdade estabelecer constantemente uma ligação entre os alunos e o mercado de trabalho.
O Mestrado em Direito e Gestão da Católica aumenta o leque de saídas profissionais. Aconselho este mestrado a todos os que queiram prosseguir caminhos diferentes das profissões jurídicas típicas."

João Cortes Martins

Universidade de Graduação: Faculdade de Direito da UCP
Mestrado em Direito e Gestão

"É hoje imperativo que um advogado domine diversas áreas e temas económicos, que são objeto de trabalho na sua vida profissional. Por esta razão e por nutrir um interesse especial pelas áreas de Gestão e Economia, decidi escolher este mestrado.

As expetativas de encontrar um ensino de qualidade foram totalmente satisfeitas. O facto de a maior parte das cadeiras serem lecionadas por professores de Direito e de Gestão traz-nos uma visão mais abrangente e profunda dos diversos temas abordados. Neste aspeto, é um mestrado único. Acrescendo a este facto, as matérias que são desenvolvidas são de extrema importância para quem pretenda optar por uma vertente mais económica, assim como trabalhar em áreas que apresentam um rápido crescimento, como Corporate e M&A. No fundo, é um excelente mestrado para quem procura diversificar o seu currículo académico e ter uma sólida preparação para a vida profissional."

Maria do Carmo Figueiredo

Estagiária na Morais Leitão, a partir de setembro de 2019
Universidade de Licenciatura: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Mestrado em Direito e Gestão

"Uma vez concluída a Licenciatura, a minha decisão quanto ao próximo passo a dar foi a de realizar um Mestrado, parte essencial de qualquer percurso académico. Embora sempre interessada pelas áreas de Gestão, a existência deste Mestrado em Direito e Gestão permitiu-me, optando pela Licenciatura em Direito, abrir portas para as distintas realidades.

O facto de abranger as duas grandes áreas, que são o Direito e a Gestão, revela uma versatilidade e exigência que muito dificilmente se encontra em qualquer outra Universidade. Por outro lado, este Mestrado obriga-nos a sair da nossa zona de conforto (a nós, licenciados em Direito), dada a necessidade de alterar o raciocínio jurídico, o que revela ser um elemento diferenciador e uma mais-valia para qualquer jurista.
Indiscutíveis são também as oportunidades de empregabilidade que este Mestrado oferece, assim como o fator disponibilidade presente nos docentes e funcionários da Universidade Católica.
Sei que este Mestrado foi a escolha correta, tendo-me enriquecido tanto a nível profissional, como a nível pessoal."

Raquel Vaz

Advogada-estagiária
VdA

"Se tivesse de descrever o mestrado em Direito e Gestão em poucas palavras seriam: pertinente, inovador e exigente!
Durante a licenciatura tomei consciência da ligação do Direito com a Gestão e a Economia. Percebi que existia a necessidade de entender melhor o sector empresarial e encarei este mestrado como um instrumento para isso mesmo. Aqui, encontrei exatamente o que procurava: um ensino prático, muito útil, reconhecido pelas entidades empregadoras e que me acrescentaria mais e melhores competências para ser uma candidata completa para o mercado de trabalho. Destaco a importância dada aos trabalhos de grupo, facto vantajoso para qualquer aluno que, como eu, se imagine a integrar uma equipa num escritório de advogados. Aqui, a exigência faz-se acompanhar pelo apoio dos professores, pela relação próxima entre estes e os alunos e pelo bom ambiente e companheirismo que se vive entre colegas.
Recomendo vivamente este mestrado a todos aqueles que se imaginam um dia vir a ser os gestores ou advogados de grandes empresas e escritórios, e aos que ainda não se decidiram pelo Direito ou pela Gestão."

Rita Machado

Universidade de graduação: Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa
Mestrado em Direito e Gestão

"Mesmo antes de saber qual a minha escolha quanto ao Mestrado em que iria ingressar, já tinha claro que seria na Universidade Católica que o iria realizar. Considero que o que distingue esta Universidade das restantes instituições de ensino é o facto de não se focar apenas na formação académica dos seus Alunos. Existe uma preocupação constante em que saiam daqui Pessoas com uma formação mais abrangente do que a curricularmente exigida, nomeadamente, nas vertentes ética, social e, acima de tudo, pessoal.
O facto de este Mestrado resultar de uma parceria entre duas Faculdades de renome - a Católica- Lisbon School of Business and Economics e a Faculdade de Direito -, torna-o uma excelente aposta para quem quer alargar os conhecimentos adquiridos na Licenciatura e ganhar importantes bases para o seu futuro profissional.
Trata-se de um Mestrado exigente, em que somos constantemente incentivados a sair da nossa zona de conforto, a procurar entender realidades complexas como os mercados financeiros, a contabilidade e a análise financeira e, acima de tudo, a ter uma perspetiva global do funcionamento da economia e do tecido empresarial.
Para quem pretende exercer a sua atividade junto de empresas ou até a alargar o seu leque de hipóteses profissionais para além da advocacia convencional, não tenho dúvidas de que será o Mestrado a escolher."

Contactos

Gabinete de Mestrados

1.º e  2.º Semestres:
Ana Ferrão

E-mail: mestradosdireito@fd.lisboa.ucp.pt
Tel.: (+351) 21 721 41 74

 

3.º Semestre - Dissertação:
Anabela Filipe
E-mail: afilipe@fd.lisboa.ucp.pt
Tel.: (+351) 21 721 41 76