O que dizem os alunos sobre o Programa Católica Law | INTERCAMPI

Catarina Andrade

Catariana Andrade, 
Católica Law | InterCampi 2022

Por todas as histórias que nos contam sobre quão enriquecedores são os semestres em mobilidade e por não me conseguir imaginar a abdicar da qualidade de ensino da Católica, em janeiro de 2022, decidi estudar a 300km de casa. Volvidos dois anos, guardo as memórias de tempos que me trouxeram conhecimento, confronto de ideias, relações académicas e amizades e que, principalmente, me ensinaram a ver o mundo muito para além da minha cidade.

 Partam na dúvida sobre o que o futuro vos reserva, mas na certeza de que nunca se irão arrepender. Regressem na dúvida sobre se o difícil foi partir ou voltar, mas na certeza de que entre a partida e o regresso se tornaram seres humanos mais humanos e profissionais mais capazes. A partir desse dia, em Lisboa ou no Porto, irão recordar para sempre com saudade a vossa segunda cidade, mas já terão tudo para se lembrarem que a Católica é una... e enquanto se lembrarem, onde quer que estejam, estarão sempre em casa.

 

 

 

Nuno Brochado de Agarez

Nuno Brochado de Agarez
Católica Law | InterCampi 2022

Comecei o meu percurso na Católica em 2018, no campus do Porto, e nele vivi algumas das experiências mais importantes e (en)formadoras do meu percurso de Vida. Muitas, dentro das salas de aula. Mas outras tantas, fora delas. Estas últimas, como o Diurna - o Jornal Nacional dos Estudantes da Universidade Católica Portuguesa - que fundei em 2020, só foram possíveis porque a Universidade me abriu ao mundo. E abriu-me ao mundo porque foi nos seus corredores que me cruzei com Pessoas absolutamente fascinantes e generosas. Essa é, na minha opinião, uma pedra basilar da nossa Universidade, qualquer que seja o campus. Hoje, não consigo imaginar o quão mais curta seria a minha visão e o quão mais estreitos seriam os meus horizontes se não tivesse comungado também da vivência do campus de Lisboa, dos seus métodos de ensino, das suas realidades, dos seus Alunos, Professores e Colaboradores e das oportunidades que este me concedeu para ir mais além, criando pontes e ligações entre a Invicta e a Capital. Viver um semestre fora da minha zona de conforto permitiu-me criar uma segunda casa, novas raízes, continuar a aprender com a melhor doutrina e acrescentar o "nacional” à designação do Diurna. Quando escrevo este testemunho para os jovens entusiastas deste percurso (e que também pode ser o vosso), faço-o na cidade que me acolheu no programa de mobilidade da Faculdade de Direito, em Lisboa, rodeado de lugares que se tornaram familiares, amigos com quem passei a conviver e experiências que ajudaram a sedimentar a construção de uma vida profissional e pessoal, longe da minha casa original, certo de que nada teria sido igual se não me tivesse aventurado naquele que à data teria outro nome, mas que hoje conhecem como Programa Católica Law | InterCampi. Porto e Lisboa são como dois universos paralelos onde podem viver vidas que se multiplicam, complementam e vos fazem maiores. Atrevam-se! E boa sorte!

 

 

Testemunho

Licenciatura - Testemunho - Leonor Carvalho

Leonor Carvalho

"Estive envolvida no projeto das clínicas legais, que me deu a oportunidade de testemunhar de perto a situação da imigração venezuelana em território colombiano"

Próximos Eventos

01
Jul
09:00