Licenciatura - Testemunho - António Barbosa

António Barbosa

Advogado-Estagiário
Vieira de Almeida (VdA)

"Concluído o ensino secundário, a escolha de uma faculdade para estudar Direito não é uma decisão que possa ser tomada de ânimo leve, obrigando a uma reflexão profunda. No meu caso, no não muito longínquo ano de 2017, optei pela Universidade Católica Portuguesa. E não me arrependo. Em primeiro lugar, porque na Católica tive a oportunidade de beneficiar de um plano curricular inovador e contactar com um corpo docente de excelência que, recorrendo a um ensino essencialmente prático, prepara os jovens alunos para o competitivo mercado de trabalho. E, em segundo lugar, porque a Católica, através do Gabinete de Carreiras, organiza um leque de extraordinários eventos que permitem ao aluno ter o primeiro contacto com os principais agentes do mercado."

Licenciatura - Testemunhos - Beatriz Mineiro Branco

Beatriz Mineiro Branco

Recém - Licenciada
Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da UCP

"Durante o meu percurso na Católica, experienciei um ensino de excelência e adquiri ferramentas académicas e profissionais que considero essenciais para me preparar para a exigência do mercado de trabalho atual. Os programas de estudo abrangentes, a grande componente prática das aulas e as oportunidades de estágios, que me foram apresentadas pela faculdade, ajudaram a preparar-me para aqueles que são os desafios do “mundo real”. É de salientar ainda a qualidade do corpo docente e a disponibilidade dos professores em dar resposta às nossas dúvidas e inquietações. Estudar direito na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa foi uma oportunidade que valorizo muito, e sem dúvida um fator decisivo na minha formação enquanto jurista."
Licenciatura - Testemunho - Bernardo Pêgo

Bernardo Torres Pêgo

4º ano

"Hoje, volvidos três anos desde que cá entrei, posso dizer, com muito orgulho, que fiz a escolha certa: encontrei na Faculdade de Direito da Universidade Católica um ambiente estimulante que ao longo dos anos foi despertando o meu interesse e a minha curiosidade em relação às matérias que tratamos em aula.

Através do modelo learn by doing, a Faculdade de Direito da UCP oferece aos alunos um domínio sólido da teoria, bem como uma indispensável autoconfiança para pensar a resolução dos casos práticos em aula, motivando os alunos a desenvolverem o seu espírito crítico.

Na Católica, a relação entre colegas é pautada pela solidariedade, vivendo-se um ambiente de entreajuda. O contacto próximo e direto com os nossos professores, permite-nos ter o à-vontade para não deixarmos de fazer qualquer pergunta, nem de assumir uma posição diferente da que nos foi ensinada.

É assim: a FD da UCP dá-nos ferramentas para pensar, promovendo um diálogo aberto e enriquecedor entre alunos e professores."

Licenciatura - Testemunhos - Catarina Andrade

Catarina Andrade

Recém - Licenciada
Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da UCP

"A licenciatura em Direito da Universidade Católica Portuguesa superou todas as minhas expectativas e é, sem dúvida, a melhor aposta que qualquer futuro jurista pode fazer. Na Católica, mais do que saber Direito, aprende-se a pensar Direito. Escolher a Católica é escolher formar-se numa Universidade em que estudar é um prazer antes de ser uma obrigação. Com a dedicação certa e um Gabinete de Carreiras incomparável, têm as portas abertas para dentro de quatro anos trabalharem onde quer que se atrevam a sonhar."
Licenciatura em Direito - Testemunhos - Catarina Sikiniotis

Catarina Sikiniotis

Undergraduate in Law

"Fazendo um balanço destes últimos 4 anos da licenciatura, posso afirmar que, nesta casa, aprendi a fazer mais e melhor, sem nunca esquecer os valores que para mim são essenciais. As bolsas de mérito foram, sem sombra de dúvida, uma motivação adicional para continuar a desafiar-me todos os dias e a apresentar resultados que fossem ao encontro do nível de ensino que aqui é prestado.
O fator fundamental que distingue esta Faculdade das demais é, sem dúvida, a excelência e a preparação para a prática jurídica. Ao longo deste período tive ainda a possibilidade de realizar um estágio de verão na Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, bem como, participar em vários eventos académicos como as conferências, o programa de Mentoria e anualmente o "Job Shop", um evento de elevada importância para quem quer conhecer um pouco do mercado real de trabalho e começar a estabelecer a sua rede de contatos."

Licenciatura - Testemunho - Leonor Carvalho

Leonor Carvalho

4.º ano

"No 3º ano de licenciatura, tive a oportunidade de estudar um semestre na Universidade de Los Andes, em Bogotá, algo que, por estudar direito, considerava impensável. No entanto, deparei-me com um plano curricular bastante completo e com uma oferta muito vasta e diversificada, 100% em espanhol, fator relevante para a escolha de um país na América do Sul. Nesses 6 meses, estive envolvida no projeto das clínicas legais, que me deu a oportunidade de testemunhar de perto a situação da imigração venezuelana em território colombiano. Pelo que pude conhecer, individualmente, as histórias de cada família com quem me cruzei."
Leonor Cid

Leonor Cid

Recém-licenciada

"Quando se tira um curso de Direito, é fácil ceder à ideia de que temos inevitavelmente que enveredar pelo mundo da advocacia. Mas a verdade é que há muito, muito mais para além disso. Eu, por exemplo, sabia que queria trabalhar na ONU, e por isso decidi manter-me fiel a mim mesma apesar da insegurança de não ter nada garantido. Dois meses após acabar o curso comecei a estagiar na sede da IOM- agência da ONU para a migração, em Genebra, e todos os dias de manhã tenho o privilégio de entrar onde sempre sonhei estar. O processo de candidaturas é moroso e competitivo, mas no fim é uma organização feita de pessoas, de todas as origens e backgrounds, e é tão alcançável como outra coisa qualquer. Ao longo do meu estágio já tive a oportunidade de estar presente em vários committes onde os mais importantes assuntos da atualidade são discutidos entre os Estados Membros, vi de perto como é que a lei, as convenções e os tratados internacionais influenciam decisões, e já criei amizades com pessoas de mais nacionalidades do que aquelas que consigo contar. Não sei o que me espera depois disto, mas o difícil é só começar. E nunca largar a esperança até todos os dias entrarmos onde sempre sonhámos estar."

Lorenz Vercauteren

Lorenz Vercauteren

"Last year, I completed what have been perhaps the five most memorable and fascinating months of my life thus far. In order to realize the slogan of my Alma Mater "Discover yourself, start with the world", I chose to do an Erasmus at the Universidade Católica Portuguesa in Lisbon. For me, there was definitely no better place to study. Católica offered me the perfect environment to develop myself in a beautiful city such as Lisbon. It helped me to become more open-minded, proactive and self-aware. The university challenges you, stimulates your curiosity and opens your future. It was an unforgettable experience that I definitely recommend to everyone."
LFreitas_Licenciatura

Luís Freitas

"Refletir sobre o percurso ao longo destes 4 anos na Católica, é um misto de emoções onde se destaca por um lado a saudade e por outro lado o orgulho de ser licenciado na melhor Faculdade de Direito do País. 
A Católica é muito mais que uma mera Universidade, é uma verdadeira "segunda casa" como nos habituamos a dizer, quer seja pelas longas noites que lá passamos a estudar quer seja pelas amizades que criamos. Pode parecer supérfluo, mas a verdade é que quando nos perguntam onde estudámos respondemos sempre espontaneamente com um "sou da Católica!", transparecendo esta expressão o sentimento de proximidade que ganhamos por esta Faculdade.
A Católica não é apenas uma Universidade, e isso deve-se muito ao espírito académico que se sente, muito graças à Associação Académica de Direito que durante os seus 30 anos de existência esteve sempre ao lado dos seus estudantes, seja com actividades recreativas, lúdico-desportivas ou mesmo de apoio à massa estudantil. Como testemunho pessoal devo destacar a equipa de Futebol de 11 da UCP que foi uma das portas de entrada para uma maior socialização e criação de amizades, o que para um estudante Madeirense é essencial. À Católica um Muito Obrigado."

MParca_Licenciatura

Madalena Parca

Undergraduate in Law

"A Católica não foi uma escolha óbvia. Na hora de escolher a casa que me iria acolher durante a Licenciatura, as indecisões foram muitas. Porém, mal entrei nesta Faculdade, apercebi-me que tinha feito a decisão certa. Apercebi-me que tinha entrado em Casa.
Os quatro anos de licenciatura passaram num abrir e fechar de olhos. A qualidade de ensino, aliada a um corpo docente de excelência, assente numa ideia de meritocracia distingue definitivamente a Católica de qualquer outra faculdade.
Por isso, aconselho a qualquer indeciso que dê uma oportunidade a esta Casa. Para mim, foi a melhor decisão que poderia ter tomado!". 

Madalena Vilaça

Madalena Vilaça

"Quando cheguei à católica, não estava muito convicta de que o meu percurso passava pelo direito e essa foi talvez a razão principal pela qual me candidatei ao programa. Apesar de ter pais de direito, tive oportunidade de me reunir 4 vezes com alguém que me deu conselhos sem aquele tom de ordem de pais.
Tinha ali uma pessoa que já tinha passado pelo que eu estava a passar, de forma mais ou menos semelhante, que se preocupava comigo, mas com uma distância suficiente para dizer e ver certas coisas, que ditas por um familiar não teriam o mesmo impacto. Ou seja, de um mentor podem-se esperar conselhos de alguém experiente, recomendações de material de estudo e de enriquecimento cultural. Ganhar a experiência de falar com alguém que não é professor, mas também não é um amigo. Alguns terão a oportunidade de fazer pequenos estágios
ou uma experiência de job shadowing. Aconselho vivamente."
Manuel Bragança

Manuel Bragança

Recém-licenciado
Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da UCP

"Durante a licenciatura o Gabinete de Carreiras promoveu ativamente o conhecimento e primeiro contacto com as principais sociedades de advogados portuguesas. 

A primeira oportunidade aconteceu logo no primeiro ano de faculdade, através do programa de Mentoria. O programa está organizado de modo a que os alunos possam ser aconselhados por um mentor, normalmente um advogado sénior, relativamente ao seu percurso académico e profissional. Tive o privilégio de ter como mentor o Dr. Domingos Cruz, da CCA Law Firm que me deu conselhos sobre a licenciatura e o mercado de trabalho. No fim do programa de mentoria realizei o estágio de verão na CCA, experiência que enriqueceu bastante o meu conhecimento das áreas de direito que me interessavam.
A segunda oportunidade foi o JobShop organizado anualmente pelo Gabinete de Carreiras. É um evento aberto aos alunos de todos os anos da faculdade, permitindo aos que estão a iniciar o curso procurar oportunidades de estágios de verão e aos que estão perto de se licenciar a procura de estágio profissional. Recordo-me de vários contactos que estabeleci com os advogados e responsáveis de recrutamento presentes, e da confiança que isso inspirou na minha tomada de decisões sobre o curso, os estágios, e a evolução da minha carreira."

MRoque_Licenciatura

Manuel Roque

Undergraduate in Law

"Há quatro anos, quando entrei para o primeiro ano de licenciatura, não tinha dúvidas sobre a escolha que tinha feito. De facto, a Católica tornou-se uma segunda casa. Não porque passe cá imenso tempo, mas sim, porque o ambiente de familiaridade criado pelos professores e colaboradores na relação próxima que têm com os alunos nos estimula a ir sempre mais além do que aquilo que esperávamos conseguir ir. Tal só é possível pelo número reduzido de alunos por turma, outra vantagem de estudar na Católica, além de possibilitar o que já foi dito, possibilita ainda que cada um se afirme individualmente, uma vez que todos têm oportunidade de participar e mostrar os resultados do seu trabalho.
A exigência e excelência dos Professores é também outra das razões que contribui para este sentimento. Aqui ensina-se Direito, e ensina-se Direito a sério, fator que num mundo cada vez mais competitivo e especializado faz toda a diferença no momento de seleção dos candidatos a empregos.
O facto de a faculdade recompensar o mérito dos alunos através do sistema de bolsas, encoraja os alunos a ir mais além, a ter objetivos concretos definidos e a primarem pela excelência e pelo gosto de fazer bem. 
Sei que há quatro anos fiz a escolha certa e aconselho, sem pensar duas vezes, todos os que querem fazer do Direito a sua vida a virem tirar o curso Católica."

MAlves_ONU

Marco Alves

Undergraduate in Law

"Existe uma ideia pré-concebida de que ao tirarmos um curso de Direito acabaremos sempre, de uma forma ou de outra, por entrar no mundo da advocacia. No entanto, outra vertente que também pode ser levada em consideração é a área diplomática. Durante um semestre, tive a honra e o privilégio de estagiar na Missão Permanente de Portugal junto das Nações Unidas, em Nova Iorque. Esta foi, sem dúvida, uma oportunidade única onde pude colocar em prática tudo aquilo que aprendi na licenciatura em termos de Direito Internacional Público. Acompanhei as negociações do Pacto Global para a Migração junto das 193 delegações, estive presente em todos os processos de reforma da ONU, bem como em inúmeras reuniões dentro do Conselho de Segurança.  Criei amizades com pessoas provenientes das mais diferentes nacionalidades fazendo desta uma experiência global e rica em memórias que levarei comigo para o resto da minha vida."

Licenciatura - Testemunho - Marta Cansado

Marta Cansado

3º ano

"A excelente reputação da Universidade, a qualidade do ensino e a ampla vertente internacional foram alguns dos fatores que me motivaram a escolher a Católica para tirar a Licenciatura em Direito. Mas destacaria também o programa de Bolsas de Mérito que motivou fortemente a minha escolha. Através deste programa, a Universidade Católica premeia alunos de sucesso, possibilitando a todos um ensino de excelência. As Bolsas de Mérito são um incentivo ao trabalho continuado, ao esforço e à superação dos alunos. E, para mim, o esforço compensou, pois durante estes três anos beneficiei sempre de uma Bolsa de Mérito a 100%, que me permitiu a isenção integral de propinas."
Licenciatura - Testemunho - Miguel Matos

Miguel Matos

4º ano

"O curso de Direito ensinou-me a pensar e tornou-me uma pessoa mais informada, uma vez que aprendi como a sociedade funciona. Aqui, estimula-se a participação em aula, assim como o debate de ideias e de temas da atualidade, e há diversas cadeiras optativas sobre áreas do direito relevantes para o futuro. A Católica permite-nos entrar no mercado de trabalho desde o 1.º ano. Com o JobShop, a feira de recrutamento da Escola de Lisboa, consegui fazer um estágio de verão, no fim do terceiro ano, em Direito Comercial, o que originou um segundo estágio em Direito Fiscal, no princípio do quarto ano. Finalmente, fiz amizades para a vida."
Patrícia Peixoto

Patrícia Peixoto

4.º ano

"Com 18 anos – sem saber para onde ia – escolhi Lisboa, a 350 km da minha cidade.

Com 18 anos, escolhi a Católica.
Hoje sei que não é o lugar onde estamos que nos faz crescer, mas sim aqueles com quem partilhamos esses lugares.
A Católica não é, pois, apenas um lugar.
Foi a Católica - na pessoa dos seus docentes - que no rigor do ensino e na humildade da entrega me fizeram querer superar-me a cada dia.
Foi a Católica – na pessoa dos seus colaboradores – que na excelência das iniciativas e no acompanhamento permanente me concederam as melhores das oportunidades.
Foi a Católica - na pessoa dos meus colegas e companheiros de viagem - que me fez sentir parte de uma casa ainda maior do que as paredes que a edificavam.
Não mais esqueço o que nos disse o Prof. Dr. Jorge Pereira da Silva, na sessão de boas-vindas aos novos alunos: ao nosso lado – dizia ele - estariam muitos daqueles com quem iríamos querer caminhar na vida.
Hoje, finda a licenciatura, não sei bem para onde vou. Mas, certamente, que para onde for, levarei a Católica comigo."

Licenciatura em Direito - Testemunhos - Rita Gomes

Rita Gomes

"Pensar nos quatro anos que passei na Católica, é pensar numa montanha russa de emoções que vivi desde o primeiro até ao último dia em que entrei na Faculdade de Direito da Escola de Lisboa.
É pensar num desconhecido que rapidamente se tornou conhecido, numa segunda casa que me providenciou ao longo destes quatro anos as ferramentas essenciais para desenvolver a minha carreira na área do Direito e que me ensinou a ambicionar mais e a sonhar mais alto.
Foi na Católica que vivi alguns dos momentos mais marcantes dos últimos anos - foi na Católica que fiz amigos para a vida e onde cresci tanto pessoalmente como intelectualmente.
Da Católica posso dizer que trago uma bagagem de boas recordações que também reflete o esforço, o trabalho, a dedicação e o sucesso depois de quatro anos tão intensos que agora, olhando para trás, posso dizer que passaram a voar.
É essa bagagem que hoje levo comigo, para onde quer que vá. E a saudade."

Licenciatura em Direito - Testemunhos - Rodrigo Campos

Rodrigo Campos

Licenciado em Direito

"Sempre quis seguir Direito, mas esta Faculdade acrescenta ao Curso características que são uma mais-valia: a excelência do ensino; a excelência das relações humanas que se estabelecem todos os dias - aluno/aluno, Professor/aluno, Colaboradores/aluno; a existência de um ótimo gabinete de apoio - “Gabinete de Direito” - para a resolução de todos os problemas de caráter administrativo que surgem ao longo da Licenciatura; a existência de “Clínicas Legais” - que se traduz na oportunidade de nos inscrevermos, de forma optativa, numa cadeira que permite a nossa integração num escritório/empresa. Assim, somos chamados a aplicar os conhecimentos que adquirimos em teoria. Foi esta oportunidade, na KPMG, que me ajudou na decisão de ingressar na especialização em que me encontro.
Hoje, ao olhar para trás, sinto que gostaria de estar de novo a começar o Curso, sabendo o que sei desta Faculdade, do ensino e do reconhecimento do Curso no mercado de trabalho. Tenho a certeza que, aqueles que entrarem, daqui a 4 anos sentirão o mesmo que eu."

Licenciatura em Direito - Testemunhos - Rodrigo Moreira

Rodrigo Moreira

Estudar Direito na Católica é uma grande responsabilidade. Digo isto, porque acredito que uma Universidade que se preocupa - com sucesso -, desde o início até ao fim do percurso dos seus alunos, em integrá-los no mercado de trabalho, através da dinâmica incansável do Gabinete de Saídas Profissionais e, particularmente, de iniciativas como o JobShop ou as Clínicas Legais, que valoriza o seu esforço através de Bolsas de Mérito e Prémios de Excelência, que lhes proporciona um ensino completo, exigente e rigoroso, bem como acesso a excelentes oportunidades de internacionalização (seja através do TLC, do programa Erasmus ou das inúmeras parcerias internacionais disponíveis) merece da parte dos alunos uma dedicação não menos que equivalente. 
Nos quatro anos que passei pela Católica, fiz as minhas melhores amizades, sinto que aprendi muito sobre o Direito, mas também sobre valores e princípios, que interiorizei. Também passei por fortes provações, é claro, mas fui muito feliz. Voltava a fazer tudo outra vez e estou certo que ainda voltarei um dia!

Licenciatura em Direito - Testemunhos - Sofia Cabrita

Sofia Cabrita

Ao implementar um sistema de bolsas de mérito, a Católica incita os alunos a procurar o fim que os trouxe ali: potencia as suas capacidades, esforço, empenho, bem como a excelência do seu trabalho.
As bolsas de mérito são a prova de que o esforço dos alunos é recompensado. E, mais do que isso, permite a consonância dos valores promovidos pela Católica: a excelência dos seus alunos e a preparação para o mercado de trabalho que se adivinha. 

Licenciatura em Direito - Testemunhos - Sofia David

Sofia David

A Faculdade de Direito sempre me incentivou a prosseguir os meus projetos, tendo providenciado o apoio necessário para a sua concretização. A colaboração da faculdade foi um fator essencial para a diferenciação do meu percurso académico, tornando a minha experiência durante o curso muito rica e perfeitamente direcionada aos meus objetivos. Acresce a esta disponibilidade que a faculdade tem para os alunos, o investimento na sua excelência.
A possibilidade de conquistar uma bolsa de mérito, durante cada ano da licenciatura, funciona como mais uma motivação para uma superação constante por parte de cada um dos alunos e demonstra que a sua qualidade não passa despercebida.

Sofia Lixa

Sofia Lixa

Recém - Licenciada
Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da UCP

"Ter escolhido a Faculdade de Direito da Universidade Católica para realizar a minha Licenciatura foi, sem sombra de dúvida, a minha melhor decisão. A FDUCP tornou-se muito importante para mim, por ter um ambiente excelente entre alunos, professores, colaboradores e funcionários.
A qualidade de ensino, a excelência do corpo docente e os vários programas que recompensam e incentivam o mérito dos seus alunos, através de Bolsas e Prémios de Mérito, são fatores que distinguem a Católica de outras Universidades, assim como a constante divulgação de Estágios, a promoção de eventos que nos ajudam a planear a nossa carreira, o contacto com a vida prática do Direito através de vários programas como a Mentoria, o Job Shadowing e o JobShop, nos quais podemos participar desde o nosso 1º ano, são apenas exemplos do quanto esta Faculdade de Direito se preocupa com o futuro dos seus alunos.
Ser da FDUCP é algo do qual me orgulho e não trocaria por outra Faculdade.
Obrigada por tudo."

Contactos

Admissões - Licenciatura

Maria Pereira
E-mail: candidaturas.fd.sede@ucp.pt
Tlm.: (+351) 91 541 91 76
 

Atendimentos presenciais, mediante marcação obrigatória

aqui