A Pós-Graduação em Direito de Energia conta com um currículo renovado que visa dar resposta às alterações legislativas e aos novos desafios que se têm colocado ao sector da energia em Portugal. Este tem sofrido grandes transformações que se prendem com o crescente interesse em fontes renováveis e sustentáveis, bem como com a necessidade de se discutir os temas da eficiência energética, armazenamento de energia e tecnologias de redes inteligentes.
O novo currículo promove a interdisciplinaridade - integrando conhecimentos de engenharia, ciências ambientais e políticas públicas - por forma a capacitar os alunos para pensar e enfrentar os desafios do setor energético, tais como a transição para uma matriz energética mais limpa e a redução das emissões de gases de efeito estufa. Tendo em mente estes desafios, incluímos, entre outros, módulos sobre mobilidade eléctrica, ordenamento territorial e estruturação de projectos de energia por forma a garantir aos estudantes uma perspetiva holística sobre todo o sector energético.
Esta nova edição irá também dar mais destaque aos temas mais prementes do país, nomeadamente os temas da energia eólica offshore, electrificação e hidrogénio, que estão a moldar a matriz energética portuguesa para as próximas gerações.
Objetivos
Dotar os alunos não só de uma perspetiva jurídica, mas também dos pressupostos técnicos base do sector essenciais para a correta aplicação das fórmulas jurídicas.
Destinatários
Esta Pós-Graduação dirige-se a recém-licenciados ou profissionais (juristas, economistas, engenheiros) com exposição ou interesse no mercado da energia e que procurem conciliar uma vertente prática e de negócio com uma vertente jurídica e regulatória do mercado.
Metodologia
O curso está estruturado em módulos representativos dos diversos sectores energéticos.