A Comissão Alumni

A construção desta Rede apenas faz sentido com o envolvimento dos nossos alumni.

Foi com este propósito que a Direção da Escola convidou um grupo de alumni representativos de diferentes gerações a integrarem a Comissão Alumni. É grande o empenho e a entrega desta equipa a tal propósito.

Maria da Câmara Pestana
Curso de 1986

"Orientaram mais a minha vontade de viver num mundo melhor e mais justo.
Hoje é um gosto regressar e, a partir das valiosas experiências que aqui vivi, faz muito sentido partilhá-las e dar testemunho, por ser uma casa profundamente humana que nos acompanha, a todos, no crescimento pessoal através de aprendizagens, transmissão de valores e das pessoas que a constroem.
Ao lembrar e continuar a percorrer um caminho na "Católica" sinto que se criaram raízes, continuo a descobrir novos horizontes e a encontrar razões para me identificar com este projeto.
Através desta experiência de ser "Alumni" é uma Graça poder fortalecer os laços com tantos outros Alumni e ainda procurar ser exemplo para os atuais alunos.
Estudar Direito na Católica deve levar-nos a pensar "Mais" Direito e querer melhor servir o outro.
Ser antiga aluna desta Faculdade de Direito faz de mim muito do que sou.
É por causa disso que quero partilhar estes valores e fazer perdurar uma instituição que faz a diferença!

Sofia Gouveia Pereira
Curso de 1992

"É com gratidão que passados vários anos volto à Católica que, em bom rigor, nunca deixei.Durante 5 anos de curso, e depois em pós graduação e mestrado, a verdade é que se criou uma amizade com professores e alunos da casa que me "prendeu", pela gratidão por aquilo que aprendi e pelo grande espírito de disponibilidade e entreajuda que encontrei. Durante outros tantos anos em que "já não estava" voltei lá muitas vezes: a conferências, seminários e outros eventos, em que tive grande gosto em participar pela grande qualidade que tiveram. Participei com gosto na inauguração da Rede Alumni, para a qual espero agora poder dar algum contributo! E sabendo que o que poderei dar será sempre muito menor do que aquilo que recebi, fica a tentativa!"

Luís Brito de Goes
Curso 1993

"Sou um grande apoiante desde o primeiro momento da Rede Alumni da Faculdade de Direito da Universidade Católica. Considero que manter uma ligação à casa que nos formou para a vida profissional é um sinal de gratidão e reconhecimento a todos os que têm feito desta Universidade uma Academia de excelência e referência no mundo do Direito.
Pertencer a esta rede é também uma forma de podermos ser parte efectiva no desenvolvimento e afirmação dos vários Alumni, beneficiando de trocas de experiências, reforço de competências e abertura de contactos sempre necessários no enquadramento profissional global em que todos nos movemos.
Considero ainda muito relevante, se calhar mesmo o mais relevante desta rede, a possibilidade de ajudarmos e acompanharmos os actuais alunos do curso de Direito da UCP, complementando a sua formação académica com experiências mais práticas, concretas e reais.
Será decisivo o envolvimento de todos e de cada um de nós para manter e fomentar a dinâmica da nossa Rede Alumni." 

Filipe Lowndes Marques
Curso 1994

"Tenho muito orgulho de ser um antigo aluno da Católica.
Orgulho de ter tirado o curso na melhor Faculdade de Direito em Portugal.
Orgulho por me ter sido exigido um estudo profundo das matérias que se mostrou muito superior à exigência de outras universidades.
Orgulho em ter aprendido a pensar, a identificar problemas e questões mesmo quando ainda não se teve tempo para dominar completamente a matéria subjacente.
Orgulho em ver colegas a ter sucesso não só nas várias áreas do direito, mas também em muitos outros sectores de actividade.
Orgulho por me ter sido impostas orais que asseguraram para a vida um à vontade a responder a perguntas às quais não se sabe a resposta!
E finalmente um orgulho continuado que a Faculdade de Direito da Universidade Católica está na frente das inovações e melhoramentos ao nível do ensino do direito, de forma a torná-lo cada vez mais apelativo e útil para os alunos que todos os anos se juntam a esta instituição."

Tiago Neto
Curso 2013

"Recordo a Faculdade com saudade e com gratidão. Saudade de descobrir o Direito, de jovialmente o pensar, ao lado de colegas e professores que me ensinaram o que sei. Gratidão por o terem feito com liberdade e exigência, estimulando o desenvolvimento individual mas apontando ao sentido ético e social.
Ser Alumni é a constante lembrança de retribuir. É a lembrança de que o espírito da Academia não terminou no dia em que nos licenciámos mas que perdura pela nossa vida. É pertencer a uma rede, quase sentida como família, de tantos que começaram como nós.
Ganhamos todos. Os alunos, porque a vida universitária se enriquece e ganha sentido no confronto das hipóteses académicas com a Vida real. Os antigos alunos, porque regressamos à nossa Escola, deixando a nossa marca onde outros nos deixaram a deles. Mãos à obra!"