A preparação dos alunos para a vida profissional ativa constitui uma prioridade da Faculdade de Direito que, para o efeito, disponibiliza vários programas de vertente prática, que permitem diferenciar o percurso académico e elevar o potencial dos alunos desde o 1.º ano de frequência do curso de Direito.

Mentoria 
Programa de Mentoria proporciona o acompanhamento do aluno do 1.º ano, durante 12 meses, por um prestigiado e experiente alumnus (Mentor), permitindo-lhe complementar a formação académica, conhecer as principais saídas profissionais do curso, adquirir conhecimento prático da futura atividade profissional e iniciar a sua rede de contactos profissionais. 

Job Shadowing 
Rede Alumni, em parceria com o Gabinete de Carreiras, permite que os estudantes acompanhem um dia profissional de um Antigo Aluno, conhecendo assim a realidade do Direito fora da sala de aulas. O programa Job Shadowing destina-se a alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos.

Clínicas Legais 
A Católica introduziu, em Portugal, programas de Clínicas Legais (Legal Clinics), que asseguram uma formação assente na metodologia learn by doing. A partir do 3.º ano, o programa permite que aos alunos aprofundem a vertente prática do Direito. 
Sempre sob a orientação conjunta de professores e de profissionais experientes, os estudantes:

  • Tomam contacto com casos reais;
  • Colocam em prática os ensinamentos ministrados no curso;
  • Beneficiam de uma importante experiência profissional que lhes permite, no futuro, uma mais fácil inserção na vida ativa. 

Estágios de Verão 
No quadro de protocolos celebrados entre a Faculdade - Gabinete de Carreiras -e diversas entidades, o curso de Direito incentiva e dinamiza a componente de formação profissional fora da Faculdade em regime de estágio (practicum externo). Nos 3.º e 4.º anos, os alunos podem, assim, realizar estágios de curta duração em escritórios de advogados, empresas e serviços de Administração Pública

Workshops
Desde o ingresso no curso até à sua conclusão, os alunos que optem por investir no conhecimento e no desenvolvimento das suas capacidades e competências têm acesso a um vasto leque de oportunidades.  Os workshops, organizados ao longo do ano letivo pelo Gabinete de Carreiras, têm como missão ajudar os estudantes a refletir sobre o que verdadeiramente marca a diferença na entrada no mercado de trabalho e no desenvolvimento de soft skills.