Micaela Roque
Mentor:

Tiago Marreiros Moreira, Sócio da VdA

Job Shadowing 18/19

“Tive a oportunidade de passar um dia na Vieira da Almeida e o privilégio de ter como mentor o Dr. Tiago Marreiros Moreira. Foi um dia muito gratificante e preenchido.
Fui primeiramente recebida pelo meu mentor, onde recebi um enquadramento geral, conheci de perto os valores que distinguem a VdA e troquei impressões sobre as minhas aspirações para o futuro.
Passei a manhã na área de Fiscal com a associada Teresa Teixeira Mota que se mostrou disponível para responder a todas as minhas dúvidas, que me apresentou aos restantes membros desta área de prática e me mostrou um pouco do que lá se faz.
Na parte da parte, tive o prazer de falar com os membros das diversas áreas de gestão, nomeadamente: Fundação, Corporate Affairs, Inovação e Qualidade, VdA Academia, Recursos Humanos e Negócio & Produção.
Finalizei o meu dia com uma visita pelas instalações da VdA.
Foi, sem dúvida, um dia muito enriquecedor e esclarecedor. Agradeço muito a simpatia e disponibilidade com que todos me receberam. E agradeço, também, ao Gabinete de Carreiras a oportunidade de participar no Programa de Job Shadowing.”

 

Sofia Lixa 
Mentor:
Carlos Pinto de Abreu,
Sócio fundador da Carlos Pinto de Abreu & Associados

Job Shadowing 18/19

“O meu Programa de Job Shadowing com o Dr. Carlos Pinto de Abreu foi uma magnífica experiência e muito enriquecedora, pois tive a oportunidade de perceber a prática do Direito no dia-a-dia de um Advogado.
Ao longo desse dia, testemunhei as diversas tarefas que o meu mentor foi executando, das 8h00 às 17h30, acompanhando assim a sua rotina, dentro e fora da Sociedade. Tive também a possibilidade de assistir a um julgamento na área do Direito Penal e a uma audiência no âmbito do Direito Civil.
A Carlos Pinto de Abreu e Associados, como um todo, acolheu-me muito bem, e em especial, o meu mentor, que foi extraordinário e que me proporcionou um dia dinâmico, dando-me a conhecer questões teóricas e práticas que se levantam no mundo atual da advocacia, assim como ensinamentos para a vida que irei sempre levar comigo no meu percurso académico, pessoal e, futuramente, profissional.”

 

Paula Maria
Mentores:

Fernando Carinhas e José Maria Formosinho Sanchez, Associados Sénior da PLMJ

Job Shadowing 18/19

“O Job Shadowing foi uma experiência incrível, não só porque tive a sorte de ter dois mentores excelentes, mas porque sinto que tive uma experiência completa do que pode ser o dia de um advogado, desde reuniões, a responder a e-mails, até estar presente num julgamento. Aconselho vivamente que todos os meus colegas aproveitem esta experiência única que a Faculdade proporciona.”

 

Nadine Semedo
Mentor:

Pedro Barosa, Associado Sénior da PLMJ

Job Shadowing 18/19

“No âmbito desta atividade, o meu mentor convidou-me para ir assistir uma audiência de modo a que pudesse ter contacto com a atividade de advocacia já na sua expressão final, num julgamento, no tribunal. Foi muito divertido durante a sessão analisar o “jogo” que se dá entre os vários intervenientes e, posteriormente, ver como se gere o que se irá seguir.”

 

Alexandra Caetano Baptista
Mentor:

Hugo Santos Ferreira, Vice-Presidente Executivo da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários 

Job Shadowing 18/19

“A atividade consistiu na minha participação na II Grande Conferência da Promoção Imobiliária e do seu Almoço Anual, conferência organizada pela APPII, onde estiveram presentes figuras como os principais promotores imobiliários e investidores do nosso país, como também promotores e investidores internacionais. Foram debatidos temas fulcrais do futuro das cidades, das Smart Cities/Smart Buildings, do novo regime jurídico da SIGIs recentemente criado e que foi uma criação da APPII. Este acontecimento teve lugar no Pátio da Galé.”

 

Maria Margarida Bota de Melo
Pinto Nogueira
Mentora:

Marta Semião Saraiva, MNE

Job Shadowing 18/19

“Gostei imenso da atividade de Job Shadowing! Recomendo a todos os meus colegas. Presenciei o dia a dia da Dra. Marta Saraiva, uma mentora impecável, muito disponível, que me mostrou o funcionamento e orgânica do MNE e ainda me mostrou um pouco do seu dia a dia. Motivou-me imenso para realizar um estágio no MNE.”

 

Meng Hou Li 
Mentor:

Carlos Pinto de Abreu,
Sócio da Carlos Pinto de Abreu & Associados

Job Shadowing 17/18

“O programa de Job Shadowing permite uma aproximação ao “futuro”. Através deste programa, tive a oportunidade de visitar o escritório do Dr. Carlos Pinto de Abreu e acompanhei o meu mentor num julgamento, no Campus de Justiça. Assim, não só tive a possibilidade de conhecer o ambiente de trabalho de uma sociedade dos advogados e as instalações judiciais portuguesas, como também me incentivou a pensar já cedo, no meu segundo ano, nas opções profissionais possíveis que tenho pela frente. Além disso, é uma oportunidade única, particularmente para os alunos que não têm português como língua materna, para adquirirem o conhecimento de alguns nomes, palavras e expressões habitualmente usados e praticados na cultura jurídica portuguesa. Agradeço ao meu Mentor e ao Gabinete das Carreiras da UCP, que me levaram a participar nesta experiência fora da sala da aula.”

Patrícia Marques Claro 
Mentor:

Pedro Barosa, Associado Sénior da PLMJ

Job Shadowing 17/18

“Decidi candidatar-me ao programa de Job Shadowing, uma vez que, no meu ponto de vista, quem aspira ser um profissional prestigiado deve ter como campo de visão o futuro e, por tal, nada melhor do que aprender com um dos melhores profissionais do presente.
O meu mentor, o Dr. Pedro Barosa, advogado na PLMJ, partilhou comigo algumas das suas experiências profissionais e deu-me a conhecer a realidade do dia-a-dia de um advogado penalista, por ser esta uma das áreas que mais me interessa. Tive a oportunidade de assistir a um julgamento particularmente intenso, no qual teve lugar as declarações do arguido, inquirição de algumas testemunhas e também as alegações finais. Este programa veio dar ainda mais sentido ao meu percurso no mundo do Direito, ajudando-me a delinear as minhas escolhas daqui em diante.”

Rita Antunes da Cunha Santos
Mentor:

Pedro Gouveia e Melo,
Advogado Sénior da Morais Leitão

Job Shadowing 17/18

“O programa Job Shadowing foi uma experiência gratificante e enriquecedora, já que permitiu obter contacto directo com as áreas de interesse, surgindo como uma mais-valia para qualquer futuro jurista.
Um agradecimento especial ao Dr. Pedro Gouveia e Melo, pela sua gentileza e sabedoria, que muito me ajudaram a projetar o meu futuro percurso académico profissional. Resta-me ainda agradecer à restante equipa da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, pela simpatia com que me receberam.
O Job Shadowing representa uma oportunidade excelente que aconselho vivamente a todos os futuros juristas.”

Carlota Silva Mendes
Mentor:

Telmo Semião, Sócio - CRS Advogados

Job Shadowing 17/18

“A minha experiência no âmbito do programa de Job Shadowing foi muito pertinente e marcante. Tive a oportunidade de acompanhar o Dr. Telmo Semião, meu mentor, num dia de julgamento e colocar-lhe questões sobre o dia-a-dia de um advogado, às quais respondeu com toda a simpatia e sinceridade. Para além disso, fiquei a conhecer diversas figuras de direito processual com as quais nunca antes me tinha deparado. Esta experiência levou-me a constatar que o meu futuro profissional tem seguramente que incluir uma parte de contencioso.”

Gonçalo Ricardo Nunes 
Mentor:

Filipa Ruano Pinto, Sócia da SPS Advogados

Job Shadowing 17/18

“Foi um dia incrivelmente dinâmico e diferente. Pude acompanhar duas sessões judiciais, no Tribunal de Sintra, numa área do Direito com a qual mais me identifico.
Além disto fui acolhido extremamente bem pela Dra. Filipa Ruano Pinto, a minha mentora, e pela restante equipa.
Uma experiência diferente que enriquece, sem dúvida, as vivências de qualquer futuro jurista.”

 

Últimas Notícias