Pós-Graduação em Direito da Energia

Fim: 17 de janeiro de 2020

Duração do curso: 96 horas

CONSELHO DE COORDENAÇÃO
  • Rui Medeiros (Coordenador Científico)
  • Diogo Almeida
  • João Francisco Cunha
  • João Verne Oliveira
  • José Calejo Guerra
  • Nuno Carmona
  • Porfírio Moreira

Descrição do Programa

A Pós-Graduação em Direito da Energia apresenta-se como um curso inovador em Portugal, abordando os principais sectores energéticos num contexto nacional e internacional, numa parceria entre a Universidade Católica Portuguesa e o EnerXXI - Think Tank de Energia.

Através de uma abordagem prática e multidisciplinar, o curso concilia temas jurídicos e regulatórios dos mercados energéticos. Assim, pretende-se dotar os alunos não só de uma perspetiva legal, mas também dos pressupostos técnicos base do sector essenciais para a correta aplicação das fórmulas jurídicas. O corpo docente inclui profissionais com formações muito diversas, desde juristas a engenheiros e economistas e experiência nos maiores players da indústria a nível público e privado, nacional e internacional.

Para além do programa de módulos base, o curso conta também com uma série de MasterClasses complementares cujo objetivo é permitir que os alunos aprendam sobre diversos tópicos relacionados com o sector energético numa perspetiva de negócio. As MasterClasses serão lecionadas por profissionais do sector e pretendem oferecer aos alunos uma visão holística do sector energético em Portugal.

Objetivos

Dotar os alunos não só de uma perspetiva jurídica, mas também dos pressupostos técnicos base do sector essenciais para a correta aplicação das fórmulas jurídicas.

Destinatários

Esta Pós-Graduação dirige-se a recém-licenciados ou profissionais - juristas, economistas, engenheiros - com exposição ou interesse no mercado da energia e que procurem conciliar uma vertente prática e de negócio com uma vertente jurídica e regulatória do mercado.

Metodologia

O curso está estruturado em módulos representativos dos diversos sectores energéticos.

Formação de Executivos

António J. Costa