Pedro Raposo de Figueiredo

Generic Bio

Licenciado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Exerceu funções, como juiz de direito, no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa (extintos Juízos Cíveis), em vários Tribunais do Distrito Judicial de Coimbra (nos extintos Tribunais das comarcas de Condeixa-a-Nova, Pombal, Ansião, Figueiró dos Vinhos e Leiria) e, como juiz de círculo, no extinto Círculo Judicial da Figueira da Foz.

Foi, ainda, Juiz Internacional nos Tribunais de Timor-Leste, no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Após a entrada em vigor do atual Sistema de Organização Judiciária, tem exercido funções sempre na jurisdição da Família e Crianças, primeiro, na comarca de Leiria (Juízo de Família e Menores de Pombal) e, de setembro de 2016 até ao presente, na comarca de Coimbra (Juízo de Família e Menores de Coimbra).

Paralelamente ao exercício da judicatura, tem assumido funções de docente em cursos de pós-graduação e participado, como orador, em ações de formação, congressos, mesas redondas e conferências, sempre na área do Direito da Família e das Crianças, sendo docente convidado do Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Desde setembro de 2018, exerce funções de docente no Centro de Estudos Judiciários, na área do Direito da Família e das Crianças, que cumula com a coordenação de projetos no Departamento de Relações Internacionais daquele Centro.