Litígios Transfronteiriços: Arbitragem Internacional e Tribunais Estaduais

3 ECTS / Semestral / Português

A disciplina pretende dar a conhecer os principais desafios inerentes a litígios transfronteiriços de natureza civil e comercial, tanto nos tribunais judiciais como arbitrais, numa perspetiva dirigida ao exercício de profissões forenses. Além da referência aos instrumentos normativos tipicamente aplicáveis, pretende-se que os alunos compreendam as principais questões práticas da litigância transfronteiriça e as opções estratégicas e táticas que podem aumentar ou mitigar os riscos existentes. A disciplina visa ainda expor e analisar as interações entre tribunais estaduais e arbitrais e, no caso da arbitragem internacional, algumas das especificidades do exercício de profissões forenses em contexto internacional.

Assistente Convidada
Assistente Convidada da Faculdade de Direito da UCP (Escola de Lisboa). Sócia da Cuatrecasas, Gonçalves Pereira. Mestre em Direito.
LL.M. (King’s College London). Advogado da Cuatrecasas, Gonçalves Pereira.