Introdução ao Estudo do Direito

11 ECTS / Semestral / Português

O objetivo da disciplina é introduzir os estudantes, na maioria dos casos recém-chegados à licenciatura, no sistema jurídico e no Direito em geral. Neste sentido, pretende-se oferecer aos estudantes o conhecimento fundamental das estruturas básicas do Direito, incluindo os elementos centrais do sistema jurídico-normativo, a problemática da coercibilidade e da tutela no Direito e a questão do Direito injusto e da relação da ordem jurídica com outras ordens normativas, em especial a ordem moral. Além disso, nesta disciplina, pretende-se sublinhar – desde o início da licenciatura – a importância da capacidade de pensar os problemas jurídicos, procurando dotar-se os estudantes das ferramentas metodológicas básicas na análise das questões jurídica.

 

Docentes

Professor Catedrático
Professor Catedrático da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, instituição de que foi Diretor entre 2002 e 2005, e…
Docente Convidado
Licenciado (1996) e Mestre em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, onde é assistente no curso de licenciatura e em cursos de pós-graduação. Pós…
Assistente
Assistente da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, instituição onde se licenciou (2002) e obteve o grau de mestre…
Docente Colaboradora
Docente colaboradora da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, instituição onde se licenciou (2010), onde obteve o grau…