Licenciou-se em Direito na Universidade Católica Portuguesa – Escola de Lisboa (2000), tem uma Pós-Graduação em Gestão Internacional pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (2001), e um LL.M. em Gaming Law and Regulation, na University of Nevada, Las Vegas (2021), no âmbito do qual estagiou no Nevada Gaming Control Board.
Advogado em Macau desde 2003, tem experiência em direito do jogo, comercial, financeiro, mercado de capitais e arbitragem. Está inscrito como Advogado na Associação de Advogados de Macau, Ordem dos Advogados, Ordem dos Advogados do Brasil (São Paulo), Departamento de Justiça da Província de Cantão (como Advogado transfronteiriço de Macau) e pode também exercer em Timor-Leste.  É membro da IAGA (International Association of Gaming Advisors), Hong Kong Institute of Directors, IBA (International Bar Association), CIArb (Chartered Institute of Arbitrators) e Hong Kong Institute of Arbitrators.
Foi docente do programa de Mestrado em Ciências Sociais – Política Económica Global na Chinese University of Hong Kong (até 2016).
Lecciona a cadeira de Direito da Região Administrativa Especial de Macau e o Seminário de Direito do Jogo.
É Managing Partner da firma Rato, Ling, Lei and Cortés – Advogados e Notários | Lektou.