Os investigadores do Católica Research Centre for the Future of Law do projeto Fair MusE - que integra o programa Horizonte Europa da União Europeia -, cujo objetivo é promover a justiça na indústria musical, acabam de lançar o Portal Fair MusE.
Trata-se de uma plataforma online inovadora que serve como um centro de recolha e análise de dados de streaming de música de usuários em toda a Europa, sobretudo, de "gigantes" como Spotify, Apple Music e YouTube. O principal objetivo do Portal Fair MusE, no qual os usuários podem tornar-se «"dadores" de playlists», é avaliar o impacto dos algoritmos das plataformas na exposição e diversidade dos repertórios musicais em toda a Europa.
Como contribuir?
Através de dois simples passos na interface do portal, poderá participar no projeto e, assim, desempenhar um papel vital na formação de um "ecossistema" musical mais justo e enriquecedor na Europa:
- Selecionar uma plataforma de streaming preferida - seja Spotify, Apple Music ou YouTube - e solicitar seus dados de streaming.
- Ao receber esses dados, carregá-los na página designada em portal.fairmuse.eu.
O projeto Fair MusE é liderado pelo Prof. Giuseppe Mazziotti.
Financiado no âmbito do Horizonte Europa, o programa de pesquisa e inovação da UE, o Fair MusE visa investigar e promover a justiça para criadores de música e partes interessadas de uma perspectiva interdisciplinar.