João Paulo Remédio Marques

Generic Bio

Professor Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, instituição onde se licenciou (1988), obteve o grau de mestre (1992) e de doutor (2006). É professor associado convidado na Universidade Portucalense. Tem publicado e desenvolvido investigação nas áreas do Direito da Família e das Sucessões, da Propriedade Intelectual (direitos de autor e propriedade industrial), do Processo Civil e do Direito Comercial. Tem vasta experiência como jurisconsulto e juiz-árbitro. É atualmente autor de 143 publicações (nomeadamente, monografias, capítulos de obras coletivas, artigos científicos). É investigador do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e de várias outras associações (designadamente, Centro de Direito da Família e dos Menores, Centro de direito Registais e Notariais, Instituto de Direito Bancário da Bolsa e dos Seguros, Instituto de direito das Empresas e do Trabalho, Centro de Direito Biomédico, Associação Portuguesa de Direito Intelectual). Integra o Conselho Editorial de várias revistas em Portugal e no Brasil. É Professor visitante em várias Universidades no Brasil, Angola, Moçambique, Espanha e Macau. É, igualmente, avaliador externo de artigos submetidos para publicação a várias revistas jurídicas em Portugal, Espanha e Brasil.