Docente, Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20 - Univ. Coimbra), do Instituto de Psicologia Cognitiva (IPCDHS - Univ. Coimbra) e do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (LIPIS_PUC) do Rio de Janeiro. Pela Universidade de Coimbra, é Mestre em Geociências, Doutor em Psicologia da Educação, com Pós-doutoramento em Educação Social. Supervisor de equipas técnicas e educativas, atualmente investiga, coordena projetos e publica sobre educação e crianças em risco, sendo orador em diversos eventos nacionais e internacionais. Membro de Comissões Científicas e Editoriais, é revisor em revistas científicas (Portugal, Brasil e México). Mentor e coordenador da PAJE - Plataforma de Apoio a Jovens (Ex)acolhidos. Foi distinguido com o Prémio Best Project no ICCA – International Conference on Childhood and Adolescence 2017.