12.º ano concluído no Brasil

Candidatos com nacionalidade de país fora da União Europeia

O ingresso dos candidatos que não tenham nacionalidade portuguesa ou nacionalidade de outro Estado-membro da União Europeia está dependente de alguns fatores determinantes ao abrigo do Estatuto do Estudante Internacional.

Número de vagas: 20

Prazos de candidatura (2021/2022)
  3.ª Fase 4.ª Fase

Candidaturas

até 9 de agosto

Até dia 20
de setembro
Resultados 13 de agosto
(ao final do dia)
(ao final do dia)
(pagamento da matrícula e da 1.ª prestação das propinas)

16 a 18 de agosto

23 e 24 de setembro

INÍCIO DAS AULAS: 8 DE SETEMBRO

• Na 3.ª fase, são seriados todos os candidatos que preencham as condições de acesso.
  • Na .ª fase, serão seriados, em conjunto e em igualdade de circunstâncias:
    a) candidatos que tenham sido excluídos na 3.ª fase de candidatura por a sua nota não ter atingido o valor mínimo fixado para admissão nessa fase;
    b) novos candidatos.

Condições de acesso
  • Conclusão do ensino médio, incluindo a aprovação na disciplina da Língua Portuguesa
  • Realização do ENEM com discriminação da classificação em cada uma das áreas, sendo válida, para efeito de ingresso, a classificação numa das seguintes áreas:

Ciências Humanas e Suas Tecnologias | Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias | Matemáticas e Suas Tecnologias

Nota de Candidatura

É calculada de acordo com a classificação final do Ensino Secundário ou habilitação legalmente equivalente = 60% + Redação = 20% + Uma das áreas do ENEM supramencionadas = 20%

Nota mínima para admissão (escala 0 a 200):

• Classificação final de secundário igual ou superior a 100
    • Classificação nas provas de ingresso igual ou superior a 95
    • Nota mínima de candidatura: 120 (com a seguinte ponderação: ensino secundário 60% + redação 20% + Uma das áreas do ENEM supramencionadas 20% ), sendo excluídas as candidaturas que apresentem nota inferior a 120 na nota de candidatura.

Submissão de candidatura

As candidaturas realizadas através do ensino secundário, quer seja nacional ou internacional, devem ser submetidas apenas online.

Os documentos para a finalização da candidatura, após ter submetido o formulário, devem ser enviados para o e-mail: espacodocandidato@lisboa.ucp.pt.

Documentos a apresentar:

Nota: Para os candidatos provenientes do ensino secundário estrangeiro fora de Portugal os documentos a apresentar no ato da candidatura deverão ser autenticados pelos serviços oficiais de Educação do respetivo país. Deverão ainda ser reconhecidos pela autoridade diplomática ou consular portuguesa ou trazer a apostilha da Convenção de Haia.

Os candidatos estrangeiros de países não pertencentes à União Europeia que necessitem de uma declaração para efeitos de obtenção de visto de estudo podem requerê-la no Espaço do Candidato.

Todos os candidatos que pretendam visitar a Universidade e o campus, quer em grupo quer individualmente, poderão marcar uma visita através do Gabinete de Admissões à Licenciatura.

Admissões - Licenciatura

Ana Sousa Garcia
E-mail: anagarcia@ucp.pt
Tel.: (+351) 21 721 41 57

• Os contactos deverão ser realizados, preferencialmente, por email.
  • Todos os atendimentos presenciais devem ser realizados através de marcação por e-mail.