Alexandra Beck

4.º Ano

"A minha decisão de ir um semestre para a Universidad de los Andes na Colômbia foi quase imediata. 
Sabia que queria para o outro lado do mundo e vivenciar uma cultura e um estilo de vida completamente diferente, que foi o que obtive. Posso com toda a certeza dizer que foi das experiências mais memoráveis que ja tive e sei que vai deixar um marco importante na minha vida não só academicamente, mas sobretudo pessoalmente. 
Ir estudar para a America do Sul com 21 anos foi sem dúvida um dos maiores desafios que ja tive de enfrentar, porém, inesquecível e certamente que repetiria tudo sem hesitar."

Ana Teresa Russo

Aluna

"Desde que comecei a estudar na Católica que tinha o desejo de estudar fora do meu país e de complementar a minha formação com uma experiência internacional.
A Universidade de Estocolmo, encontrando-se no top das 100 melhores universidades do mundo, foi a minha escolha. Possuidora de um programa de grande reconhecimento internacional, é a instituição de ensino ideal para quem pretende dar os primeiros passos numa carreira internacional e, ao mesmo tempo,
viver uma experiência única na maior capital da Escandinávia.
O Programa Erasmus é um verdadeiro desafio que contribuiu, de forma ímpar, para o meu desenvolvimento pessoal e crescimento como indivíduo no seio de uma sociedade multicultural."

Andrea Gaspar

Undergraduate in Law

"I have always heard people say that university years are the best in your life. And indeed they were, not merely because I was at University but rather because I attended Católica | Lisbon School of Law.
Whenever I am asked whether I enjoyed studying at Católica, my answer is immediate: “I felt at home.” When I look back, I think of all the details that make me think about this School with a smile on my face: from the staff in the cafeteria, who already knew how I preferred my coffee, to not having the need to really make plans with my best friends, because the Faculty provided me with that on a daily basis, including realising that I was not “transparent” to any professor.
I am proud to say that these four years have trained me for life. Time cannot go back, and nor do I wish it did. Therefore, looking only into the future, all I can say is that I would be as happy as I can be if one day my children chose the Católica to launch their dreams, just like I did."

Catarina Sikiniotis

Undergraduate in Law

"As I take stock of these last 4 years of my undergraduate studies, I realise that in this School I have learnt to do better and to do more, without ever forgetting the values that are essential to me. The merit scholarships were, no doubt, an additional motivation to continue to challenge myself on a daily basis and to show results that could meet the level of the academic education that the School offers.
The factor that fundamentally distinguishes this Faculty from others is, most certainly, the outstanding level and the preparation for the practice of law. During this period, I also had the chance to do a summer internship at Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados law firm, as well as take part in several academic events, such as conferences, the Mentoring Programme and, annually, the “JobShop”, a very important event for whoever wishes to get to know the real job market and start to build their contact network."

Leonor Cid

Recém-licenciada

"Quando se tira um curso de Direito, é fácil ceder à ideia de que temos inevitavelmente que enveredar pelo mundo da advocacia. Mas a verdade é que há muito, muito mais para além disso. Eu, por exemplo, sabia que queria trabalhar na ONU, e por isso decidi manter-me fiel a mim mesma apesar da insegurança de não ter nada garantido. Dois meses após acabar o curso comecei a estagiar na sede da IOM- agência da ONU para a migração, em Genebra, e todos os dias de manhã tenho o privilégio de entrar onde sempre sonhei estar. O processo de candidaturas é moroso e competitivo, mas no fim é uma organização feita de pessoas, de todas as origens e backgrounds, e é tão alcançável como outra coisa qualquer. Ao longo do meu estágio já tive a oportunidade de estar presente em vários committes onde os mais importantes assuntos da atualidade são discutidos entre os Estados Membros, vi de perto como é que a lei, as convenções e os tratados internacionais influenciam decisões, e já criei amizades com pessoas de mais nacionalidades do que aquelas que consigo contar. Não sei o que me espera depois disto, mas o difícil é só começar. E nunca largar a esperança até todos os dias entrarmos onde sempre sonhámos estar."

Lorenz Vercauteren

"Last year, I completed what have been perhaps the five most memorable and fascinating months of my life thus far. In order to realize the slogan of my Alma Mater "Discover yourself, start with the world", I chose to do an Erasmus at the Universidade Católica Portuguesa in Lisbon. For me, there was definitely no better place to study. Católica offered me the perfect environment to develop myself in a beautiful city such as Lisbon. It helped me to become more open-minded, proactive and self-aware. The university challenges you, stimulates your curiosity and opens your future. It was an unforgettable experience that I definitely recommend to everyone."

Luís Freitas

"Refletir sobre o percurso ao longo destes 4 anos na Católica, é um misto de emoções onde se destaca por um lado a saudade e por outro lado o orgulho de ser licenciado na melhor Faculdade de Direito do País. 
A Católica é muito mais que uma mera Universidade, é uma verdadeira "segunda casa" como nos habituamos a dizer, quer seja pelas longas noites que lá passamos a estudar quer seja pelas amizades que criamos. Pode parecer supérfluo, mas a verdade é que quando nos perguntam onde estudámos respondemos sempre espontaneamente com um "sou da Católica!", transparecendo esta expressão o sentimento de proximidade que ganhamos por esta Faculdade.
A Católica não é apenas uma Universidade, e isso deve-se muito ao espírito académico que se sente, muito graças à Associação Académica de Direito que durante os seus 30 anos de existência esteve sempre ao lado dos seus estudantes, seja com actividades recreativas, lúdico-desportivas ou mesmo de apoio à massa estudantil. Como testemunho pessoal devo destacar a equipa de Futebol de 11 da UCP que foi uma das portas de entrada para uma maior socialização e criação de amizades, o que para um estudante Madeirense é essencial. À Católica um Muito Obrigado."

Madalena Parca

Undergraduate in Law

"A Católica não foi uma escolha óbvia. Na hora de escolher a casa que me iria acolher durante a Licenciatura, as indecisões foram muitas. Porém, mal entrei nesta Faculdade, apercebi-me que tinha feito a decisão certa. Apercebi-me que tinha entrado em Casa.
Os quatro anos de licenciatura passaram num abrir e fechar de olhos. A qualidade de ensino, aliada a um corpo docente de excelência, assente numa ideia de meritocracia distingue definitivamente a Católica de qualquer outra faculdade.
Por isso, aconselho a qualquer indeciso que dê uma oportunidade a esta Casa. Para mim, foi a melhor decisão que poderia ter tomado!". 

Madalena Vilaça

"Quando cheguei à católica, não estava muito convicta de que o meu percurso passava pelo direito e essa foi talvez a razão principal pela qual me candidatei ao programa. Apesar de ter pais de direito, tive oportunidade de me reunir 4 vezes com alguém que me deu conselhos sem aquele tom de ordem de pais.
Tinha ali uma pessoa que já tinha passado pelo que eu estava a passar, de forma mais ou menos semelhante, que se preocupava comigo, mas com uma distância suficiente para dizer e ver certas coisas, que ditas por um familiar não teriam o mesmo impacto. Ou seja, de um mentor podem-se esperar conselhos de alguém experiente, recomendações de material de estudo e de enriquecimento cultural. Ganhar a experiência de falar com alguém que não é professor, mas também não é um amigo. Alguns terão a oportunidade de fazer pequenos estágios
ou uma experiência de job shadowing. Aconselho vivamente."

Manuel Bragança

Recém-licenciado
Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da UCP

"Durante a licenciatura o Gabinete de Carreiras promoveu ativamente o conhecimento e primeiro contacto com as principais sociedades de advogados portuguesas. 

A primeira oportunidade aconteceu logo no primeiro ano de faculdade, através do programa de Mentoria. O programa está organizado de modo a que os alunos possam ser aconselhados por um mentor, normalmente um advogado sénior, relativamente ao seu percurso académico e profissional. Tive o privilégio de ter como mentor o Dr. Domingos Cruz, da CCA Law Firm que me deu conselhos sobre a licenciatura e o mercado de trabalho. No fim do programa de mentoria realizei o estágio de verão na CCA, experiência que enriqueceu bastante o meu conhecimento das áreas de direito que me interessavam.
A segunda oportunidade foi o JobShop organizado anualmente pelo Gabinete de Carreiras. É um evento aberto aos alunos de todos os anos da faculdade, permitindo aos que estão a iniciar o curso procurar oportunidades de estágios de verão e aos que estão perto de se licenciar a procura de estágio profissional. Recordo-me de vários contactos que estabeleci com os advogados e responsáveis de recrutamento presentes, e da confiança que isso inspirou na minha tomada de decisões sobre o curso, os estágios, e a evolução da minha carreira."

Manuel Roque

Undergraduate in Law

"Há quatro anos, quando entrei para o primeiro ano de licenciatura, não tinha dúvidas sobre a escolha que tinha feito. De facto, a Católica tornou-se uma segunda casa. Não porque passe cá imenso tempo, mas sim, porque o ambiente de familiaridade criado pelos professores e colaboradores na relação próxima que têm com os alunos nos estimula a ir sempre mais além do que aquilo que esperávamos conseguir ir. Tal só é possível pelo número reduzido de alunos por turma, outra vantagem de estudar na Católica, além de possibilitar o que já foi dito, possibilita ainda que cada um se afirme individualmente, uma vez que todos têm oportunidade de participar e mostrar os resultados do seu trabalho.
A exigência e excelência dos Professores é também outra das razões que contribui para este sentimento. Aqui ensina-se Direito, e ensina-se Direito a sério, fator que num mundo cada vez mais competitivo e especializado faz toda a diferença no momento de seleção dos candidatos a empregos.
O facto de a faculdade recompensar o mérito dos alunos através do sistema de bolsas, encoraja os alunos a ir mais além, a ter objetivos concretos definidos e a primarem pela excelência e pelo gosto de fazer bem. 
Sei que há quatro anos fiz a escolha certa e aconselho, sem pensar duas vezes, todos os que querem fazer do Direito a sua vida a virem tirar o curso Católica."

Marco Alves

Undergraduate in Law

"Existe uma ideia pré-concebida de que ao tirarmos um curso de Direito acabaremos sempre, de uma forma ou de outra, por entrar no mundo da advocacia. No entanto, outra vertente que também pode ser levada em consideração é a área diplomática. Durante um semestre, tive a honra e o privilégio de estagiar na Missão Permanente de Portugal junto das Nações Unidas, em Nova Iorque. Esta foi, sem dúvida, uma oportunidade única onde pude colocar em prática tudo aquilo que aprendi na licenciatura em termos de Direito Internacional Público. Acompanhei as negociações do Pacto Global para a Migração junto das 193 delegações, estive presente em todos os processos de reforma da ONU, bem como em inúmeras reuniões dentro do Conselho de Segurança.  Criei amizades com pessoas provenientes das mais diferentes nacionalidades fazendo desta uma experiência global e rica em memórias que levarei comigo para o resto da minha vida."

Patrícia Peixoto

4.º ano

"Com 18 anos – sem saber para onde ia – escolhi Lisboa, a 350 km da minha cidade.

Com 18 anos, escolhi a Católica.
Hoje sei que não é o lugar onde estamos que nos faz crescer, mas sim aqueles com quem partilhamos esses lugares.
A Católica não é, pois, apenas um lugar.
Foi a Católica - na pessoa dos seus docentes - que no rigor do ensino e na humildade da entrega me fizeram querer superar-me a cada dia.
Foi a Católica – na pessoa dos seus colaboradores – que na excelência das iniciativas e no acompanhamento permanente me concederam as melhores das oportunidades.
Foi a Católica - na pessoa dos meus colegas e companheiros de viagem - que me fez sentir parte de uma casa ainda maior do que as paredes que a edificavam.
Não mais esqueço o que nos disse o Prof. Dr. Jorge Pereira da Silva, na sessão de boas-vindas aos novos alunos: ao nosso lado – dizia ele - estariam muitos daqueles com quem iríamos querer caminhar na vida.
Hoje, finda a licenciatura, não sei bem para onde vou. Mas, certamente, que para onde for, levarei a Católica comigo."

Rita Gomes

"To think about the four years spent at Católica is to think about the emotional rollercoaster that I experienced from the first to the last day at Católica | Lisbon School of Law.
It is to think about an unknown that became known, a second home which for four years provided me with the essential tools to develop my career in the field of Law, and which taught me to want more and dream higher.
Some of the most memorable moments of the past few years took place at Católica – which is where I made friends for life and where I grew up, both in personal and intellectual terms.
I carry fond memories of my time at Católica, which is also a reflection of all the effort, work, dedication and success that characterised the four-year period, which was so intense that, as I look back now, it seems to have flown past.
Wherever I go, this is what I will carry with me. And all the nostalgia."

Rodrigo Campos

Licenciado em Direito

I always wanted to study law but this Faculty adds a few important extra details to the degree: outstanding teaching; outstanding human relations developed on a daily basis – student/student, Professor/student, Non-academic staff/student; a great support office – the “Law Office” – for solving every administrative problem we might encounter during the undergraduate degree; “Legal Clinics,” which are an opportunity for students to enrol, if they choose to, in a course that will facilitate their integration in a law firm/company. We are thus called to put into practice the knowledge that we have gained in theory. This opportunity, at KPMG, helped me with the decision to apply for the specialisation which I am currently doing.
As I look back today, and knowing everything that I now know about this Faculty, the teaching and how well regarded the degree is in the job market, I feel that I would like to start my undergraduate degree all over again. I am also sure that students who are now about to start their degree will feel the same as I do after their four years.

Rodrigo Moreira

To study Law at Católica is a great responsibility. I say this because I believe that Católica is a university that deserves students as dedicated as Católica itself: it successfully looks after its students, by helping them, from the beginning to the end of their academic paths, entering the job market. This is done through the tireless dynamics of the Careers Office - and, in particular, through initiatives such as JobShop or Legal Clinics. The University also values the students’ efforts by awarding Merit Scholarships and Academic Merit Prizes, and provides them with a thorough, demanding and rigorous academic education, as well as access to excellent internationalisation opportunities (either through TLC, the Erasmus programme or countless international partnerships).
In the four years that I spent at Católica, I made my greatest friends, and I learned a lot about Law, as well as the values and principles that I have come to adopt. I also faced difficult challenges, of course, but I was very happy. I would do it all over again and I am sure that I will return some day!

Sofia Cabrita

By adopting an academic merit prize system, Católica encourages students to seek whatever the goal that brought them there: it fosters their willingness to work hard, their ability to commit, and the outstanding level of their work.
Academic merit prizes testify to the fact that the students’ efforts pay off. Moreover, they harmonise the values that Católica promotes: the excellent level of its students and their preparation for the job market.

Sofia David

The Law Faculty has always encouraged me to take on my own projects, and provided the support that I needed to carry them out. The Faculty’s collaboration was a decisive aspect in my ability to make my academic path stand out, and it not only greatly enriched my undergraduate experience, but also aligned it perfectly with my goals.
Further to this being available for students, the faculty is deeply committed to helping them reach an outstanding level. For each student, the possibility of being awarded an academic merit prize in each year of their undergraduate degree is an additional motivation to permanently excel. It also shows that the quality they achieve does not go unnoticed.

Sofia Lixa

Recém - Licenciada
Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da UCP

"Ter escolhido a Faculdade de Direito da Universidade Católica para realizar a minha Licenciatura foi, sem sombra de dúvida, a minha melhor decisão. A FDUCP tornou-se muito importante para mim, por ter um ambiente excelente entre alunos, professores, colaboradores e funcionários.
A qualidade de ensino, a excelência do corpo docente e os vários programas que recompensam e incentivam o mérito dos seus alunos, através de Bolsas e Prémios de Mérito, são fatores que distinguem a Católica de outras Universidades, assim como a constante divulgação de Estágios, a promoção de eventos que nos ajudam a planear a nossa carreira, o contacto com a vida prática do Direito através de vários programas como a Mentoria, o Job Shadowing e o JobShop, nos quais podemos participar desde o nosso 1º ano, são apenas exemplos do quanto esta Faculdade de Direito se preocupa com o futuro dos seus alunos.
Ser da FDUCP é algo do qual me orgulho e não trocaria por outra Faculdade.
Obrigada por tudo."

Contacts

Admissions Office - Undergraduate Programme

Ana Sousa Garcia
E-mail: anagarcia@fd.lisboa.ucp.pt
Phone: (+351) 21 595 65 07
All contacts should preferably be made by email.