Djordje Djukic
Aluno

TLC/ PIM
Universidade de Viena

 

“Pensar na Católica faz-me recordar as muitas experiências que vivi e as pessoas simpáticas e talentosas que conheci. O TLC constitui um percurso muito interessante através dos vários aspetos do Direito. Estava ansioso para compreender o “Direito Global” e adquirimos conhecimento prático em disciplinas como Direito Comercial Internacional e Arbitragem ou Direito Penal Internacional. Ao longo das nossas aulas e debates, os docentes, como o Prof. Gonçalo Matias, num exemplo entre muitos, guiaram-nos através do labirinto da Jurisdição e Literatura, encorajando-nos sempre a pensar em soluções alternativas. Os colegas portugueses foram muito hospitaleiros e ajudaram-nos a sentir em casa e a organizar a nossa rotina diária.”

Leila Sadat
Professor

TLC/ PIM
Washington University in Saint Louis

“Nos últimos anos, tenho tido o privilégio de lecionar a estudantes da Católica o que tem sido uma experiência muito agradável. Os alunos são focados e, de uma maneira geral, estão bem preparados para as aulas e envolvem-se com as matérias de forma muito interessada. O nível de inglês é excelente e os resultados das avaliações são também muito bons. O grupo de alunos é heterogéneo o que traz para a sala de aula diferentes perspetivas de abordagem. Estão muito motivados para alcançar os seus objetivos académicos e profissionais.”

Maria Sabata Di Muro
Aluna

TLC/ PIM
Universidade de Trento

“Foi uma das experiências mais desafiantes e enriquecedoras da minha vida, tanto de um ponto de vista pessoal como académico. A metodologia de ensino interativa proporcionou-me sólidos conhecimentos, estimulando o meu pensamento crítico e as minhas competências analíticas. O ambiente dinâmico e internacional da Católica fez com que me sentisse bem acolhida desde o primeiro dia, permitiu que pudesse descobrir a cultura portuguesa e transformou num sucesso o meu semestre de intercâmbio.”

Pavel Molek
Professor

TLC/ PIM
Masaryk University

“Há cerca de sete anos que venho à Católica lecionar Direitos Humanos e é sempre um prazer! Significa encontrar alunos empenhados, com vontade e capazes de discutir os Direitos Humanos em diferentes perspetivas, já que são oriundos de diferentes partes da Europa e do mundo. É fácil imaginar o quão interessante podem ser discussões sobre limites aos Direitos Humanos para proteção da segurança pública com estudantes de Portugal, Alemanha, Itália, Bélgica e outros países da Europa assim como com outros de Israel ou Macau. Sem surpresa, quando quero elogiar os meus alunos Checos, geralmente digo-lhes que são “quase tão bons” como os meus alunos da Católica. “Last but not least” o ambiente na Católica e em Lisboa é acolhedor e o staff é extremamente solícito. Por tudo isto, termino com uma única palavra: Até breve!”

António Pires de Lima | Francisco Soares de Sousa

 

PIM

“Face às outras alternativas do PIM, o México pode, de facto, parecer a escolha mais infundada e escusada. Afinal, porquê escolher uma cidade de dimensão muito superior ao nosso país para vir passar um semestre no estrangeiro? Não haverá sítios mais seguros e parecidos com Portugal? Como se diz por cá: “O México é um país mal vendido”. Opinião com a qual nos identificamos cada vez mais. Tirando o trânsito e a internet móvel (3G) tudo passa rápido na Cidade do México, desde os tacos “al pastor” (pelas mãos) até às aulas no ITAM. A imagem de insegurança que se passa da Cidade do México é, em certa parte, ilusória, sem prejuízo da necessária precaução extra exigida para qualquer cidade Latino-americana. Não obstante, é um excelente destino de intercâmbio, isto tendo em conta, a quantidade de feriados nacionais, a hospitalidade do povo Mexicano e acima de tudo a vasta diversidade cultural existente por todo o país. Havendo tranquilidade sismológica é, sem dúvida, o melhor destino do PIM.”

Beatriz Madruga

PIM
FGV Rio de Janeiro

“A oportunidade que me foi concedida é quase indescritível. A possibilidade de viver numa cidade como o Rio de Janeiro foi algo que certamente me marcará para o resto da vida. Todos os conhecimentos adquiridos, desde os verdadeiramente teóricos e académicos aos mais práticos e mundanos, tornaram-me numa pessoa mais aberta para com diferentes realidades e tenciono que contribuam, de igual forma, para que façam de mim uma profissional multifacetada. A “cidade maravilhosa” é, genuinamente, como a descrevem, mas sinto que, para mim, o seu encanto é especial. Não deixará de ser onde agucei o meu sentido crítico e alimentei, pela primeira vez, de forma substancial, o meu instinto desbravador de experiências.” 

Carolina Botelho Sampaio

PIM
IDC Herzliya-Radzyner School of Law , Israel

“A oportunidade que me foi concedida é quase indescritível. A possibilidade de viver numa cidade como o Rio de Janeiro foi algo que certamente me marcará para o resto da vida. Todos os conhecimentos adquiridos, desde os verdadeiramente teóricos e académicos aos mais práticos e mundanos, tornaram-me numa pessoa mais aberta para com diferentes realidades e tenciono que contribuam, de igual forma, para que façam de mim uma profissional multifacetada. A “cidade maravilhosa” é, genuinamente, como a descrevem, mas sinto que, para mim, o seu encanto é especial. Não deixará de ser onde agucei o meu sentido crítico e alimentei, pela primeira vez, de forma substancial, o meu instinto desbravador de experiências.” 

Diogo Serrano | Mafalda Ferreira | Maria Loureiro | Patrícia Claro

PIM
Universidade de Viena

“De todas as parcerias que a Católica nos oferece, decidimos escolher a Universidade de Viena para um semestre de mobilidade internacional. E não poderia ter sido melhor aposta. A Universidade, com mais de 600 anos, oferece um vastíssimo leque de cadeiras que nos permitiu especializar em distintas áreas de direito. E a cidade, considerada a melhor cidade do mundo para se viver, superou todas as expectativas. Comunicar numa segunda língua, conhecer pessoas de todas as nacionalidades, experimentar novos métodos de avaliação e conviver com um sistema legal diferente, tornaram esta experiência numa das mais enriquecedoras das nossas vidas - tanto a nível pessoal, como profissional. Cada dia uma pessoa nova, cada noite um passeio e cada fim-de-semana uma cidade diferente. Foi esta a realidade, que a cada momento parecia um sonho. Ficam as saudades, os amigos espalhados pelo mundo e a vontade de voltar!”

Francisca Paim | Mariana Esteves

PIM
Washington University in St. Louis

"Quando decidimos fazer um semestre de mobilidade internacional nunca imaginámos que seria tão enriquecedor tanto a nível académico como pessoal. Escolhemos uma das melhores universidades dos Estados Unidos da América, Washington University in St. Louis, uma parceria que só a Universidade Católica Portuguesa consegue assegurar. Apesar de um país com um sistema jurídico tão diferente não parecer a escolha mais intuitiva, esta experiência faz-nos expandir horizontes, dá-nos bases e conhecimentos sobre o direito nos quatro cantos do mundo, permite-nos interagir com pessoas de tantos países diferentes, fazer verdadeiros amigos. Um semestre no estrangeiro é sem dúvida uma experiência que todos os futuros juristas deveriam ter!”

Henrique Soares Santos

PIM
University of Houston, EUA

 

“O programa de mobilidade internacional oferecido pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa proporcionou-me a grande oportunidade de estudar numa universidade americana, mais concretamente na Universidade de Houston. Tive assim, durante um semestre, a possibilidade de contactar com uma realidade completamente diferente, um sistema jurídico oposto e métodos de ensino distintos. Tive por outro lado igualmente a possibilidade de frequentar disciplinas e tomar contacto com matérias a que de outra forma muito dificilmente teria acesso, tais como Space Law e Oil and Gas. Esta inesquecível e frutífera experiência abriu o meu campo de visão a novos horizontes e a novas ideias. Para além disso, pude experienciar o que é viver num campus americano e frequentar uma law school nos EUA. Num mundo cada vez mais global, a internacionalização é um fator cada vez mais importante, e é sem dúvida uma das grandes apostas que distingue a Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, onde o programa de mobilidade internacional com universidades nos EUA é só um mero exemplo. Por fim, esta experiência, para além de ter sido fantástica a nível académico, também o foi a nível pessoal, pois tive a oportunidade de contactar com pessoas de todo o mundo, com culturas e vivências distintas.”

Mariana Catalão

PIM
Universidade de Tilburg

 

“Ter uma experiência de mobilidade internacional era uma etapa obrigatória da licenciatura para mim, mas por muito altas que sejam as expectativas e o entusiasmo, a realidade é sempre muito melhor. Escolhi a Universidade de Tilburg, uma das melhores universidades Holandesas, que apesar de ser na Europa, tem uma visão muito diferente do Direito, totalmente orientada para uma lógica internacional e por isso bastante enriquecedora.
Para além do crescimento a nível jurídico, esta experiência garante um enorme crescimento a nível pessoal e cultural e é uma oportunidade incrível para viajar o máximo possível e conhecer pessoas de todos os cantos do mundo. Recomendo o mais possível a todos os alunos da Católica que façam um semestre de mobilidade internacional!”

Miguel Brito da Silva

PIM
EBS Universität für Wirtschaftund Recht

 

“Através do Programa de Mobilidade Internacional da Faculdade tive a oportunidade de estudar durante um semestre em Wiesbaden, Alemanha. O ambiente internacional que a EBS Law School oferece, bem como o seu programa focado em Transnational Commercial Law permitiram-me adquirir novos e diversificados conhecimentos e estar e contato com alunos das mais diversas jurisdições, enriquecendo assim a minha perspetiva internacional do Direito.” 

Karen Cross
Professor


PIM
EBS Universität für Wirtschaftund Recht

 

“Através do Programa de Mobilidade Internacional da Faculdade tive a oportunidade de estudar durante um semestre em Wiesbaden, Alemanha. O ambiente internacional que a EBS Law School oferece, bem como o seu programa focado em Transnational Commercial Law permitiram-me adquirir novos e diversificados conhecimentos e estar e contato com alunos das mais diversas jurisdições, enriquecendo assim a minha perspetiva internacional do Direito.” 

Laurie Reynolds
Professor


TLC
University of Illinois

 

 

"Há cerca de 10 anos que leciono, na licenciatura da Católica, um seminário sobre Direitos Reais nos EUA. O desenvolvimento do TLC ao longo destes anos revela-se pioneiro e transformador. Tem aumentado as oportunidades educativas dos alunos de licenciatura da Católica. O TLC assegura credibilidade académica aos estudantes que pretendam trabalhar na área do Direito Global ou que pretendam candidatar-se a prestigiados programas pós-graduados na área do Direito Transnacional ou global. Mas, para mim, o TLC traz outro benefício – talvez menos evidente, mas igualmente desafiante. Sei que nenhum dos meus alunos da Católica virá a lidar com o sistema de Direitos Reais Americanos, mas penso que o curso será útil e desafiante para cada um. A possibilidade de estudar outros sistemas jurídicos, uma distribuição diferente dos direitos e dos poderes abre uma janela de discussão, onde cada aluno pode analisar o seu sistema jurídico numa nova perspetiva. Não se trata de melhor ou pior legislação e distribuição dos Direitos Reais, é apenas uma questão de perceber que os outros sistemas lidam com os mesmos assuntos jurídicos de diferentes formas. E o resultado é o grande enriquecimento dos conhecimentos e olhar crítico relativamente ao seu sistema jurídico. Espero encontrar-vos nas minhas aulas de Direitos Reais!"