Salvador Carvalho | Março 2022
Mentor:
Rodrigo Falcão Nogueira, 
Head of Corporate / M&A na RRP
 


“O Job Shadowing foi um sucesso, gostei bastante da atividade e da forma como fui recebido no escritório. O Dr. Rodrigo foi extremamente atencioso, tendo sempre acompanhado de perto o meu dia, bem como no fim tivemos um pequeno exercício para testar conhecimentos.” 

Mariana Tiago | Março 2022
Mentor:
 Carlos Pinto de Abreu,
Sócio Fundador da Carlos Pinto de Abreu 

"Passei um dia com o Doutor Carlos Pinto de Abreu e aprendi muito. De manhã, tive a oportunidade de assistir a um debate instrutório no Tribunal de Setúbal, onde se discutiram matérias que, curiosamente, tinha estado a estudar no dia anterior para a cadeira de Direito Penal. Durante a tarde, estive no escritório do meu mentor, onde o observei e pude ajudar em alguns trabalhos. O dia de um advogado é, de facto, bastante preenchido! Foi uma experiência enriquecedora, fazendo do Job Shadowing mais uma brilhante iniciativa do Career Office, que eu recomendaria a qualquer colega."
 

Maria Francisca Almeida | Abril 2022
Mentor:
 Rita Gouveia / Rita Coelho, Senior Legal Counsel na Farfetch

"Tive a possibilidade de agarrar mais uma das muitíssimas oportunidades que a Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa - Escola de Lisboa nos proporciona e, no âmbito do programa de Job Shadowing, tive a oportunidade de passar um dia no escritório de Lisboa da Farfetch, acompanhando a Dra. Rita Coelho, bem como a restante equipa de Legal, naquele que é o seu trabalho diário. 
Considero que foi um dia bastante rico, quer do ponto de vista profissional, quer pessoal, dia este que me permitiu alargar horizontes, equacionar novas opções e repensar decisões. Digo isto, porque durante este dia, tive a possibilidade de conhecer outras valências da nossa área e, mais uma vez, comprovar que com o curso de Direito muitas são as portas que se abrem e diversas as opções que surgem. 
Não podia estar mais agradecida à Farfetch, na pessoa da Dra. Rita Coelho, por me ter recebido tão bem e permitido alimentar o gosto que tenho pelo Direito.
Aconselho vivamente este tipo de experiências, desde logo, por ser representação daquele que poderá, eventualmente, ser o nosso futuro, mas também por ser tão esclarecedor, educativo e uma experiência única. "
 

Inês Monteiro | Maio 2022
Mentor:
 Pedro Cortés,
Sócio na Lektou

"Adorei a experiência! Além de ter sido muito bem recebida por todos os elementos da Sociedade de Advogados LEKTOU, tive oportunidade de participar no dia-a-dia do escritório e perceber a dinâmica de trabalho. De manhã estive a ler um processo de Direito do Trabalho, que achei muito interessante, porque permitiu-me ver a aplicação prática das matérias que tenho estudado este semestre. Além disso, ainda participei numa reunião com clientes, juntamente com o Dr. Óscar Madureira e com a Dra. Paula de Senna Fernandes, que está a iniciar o estágio da Ordem dos Advogados. Da parte da tarde, a Dra. Paula esteve a mostrar-me o trabalho que faz no escritório. Não queria deixar de agradecer também à Dra. Lai Leng Ng, à Dra. Ana Antão e ao Dr. Ramon Santos, pela simpatia. Muito obrigada pela oportunidade e muitos parabéns ao Gabinete de Carreiras por esta e outras iniciativas que são tão benéficas para os alunos."
 

Filipa França | Abril 2022
Mentor: 
Carlos Castelo Branco,
 Juiz Desembargador do Tribunal
da Relação de Lisboa

"Através da atividade de Job Shadowing acompanhei o dia profissional do Dr. Carlos Castelo Branco, Juiz Desembargador do Tribunal da Relação de Lisboa. Foi uma iniciativa riquíssima, em que tive a ocasião de presenciar em primeira mão o que é o trabalho de um Juiz dentro e fora do Tribunal, de conhecer inúmeros profissionais que muito gentilmente me receberam no seu local de trabalho, de conhecer as instalações do tribunal e do CEJ, e acima de tudo, de ver muitas das minhas dúvidas esclarecidas por um profissional do meio! Para mim, que gosto de tomar as minhas decisões o mais informada possível sobre os caminhos e opções que tenho à minha disposição, foi uma experiência fulcral para ter um contacto mais real com a carreira de magistrado. É uma experiência que recomendo porque se uma imagem vale mais que mil palavras, um dia passado junto de um profissional vale ainda mais do que isso! Resta-me deixar um agradecimento a todos os que tornaram esta experiência possível, com uma menção especial ao Gabinete de Carreiras, ao Dr. Carlos Castelo Branco e à Dra. Carla Câmara."
 

Daniel Nunes | Março de 2022
Mentor: Afonso Choon Dias,
Associado Principal na Uría Menéndez - Proença de Carvalho


“Durante um dia pude experimentar o que é o quotidiano de um advogado numa sociedade de referência, assim como conhecer os desafios e exigências que nos esperam assim que terminamos o curso e ingressamos no mercado de trabalho.”

Constança Lourenço | Abril 2022
Mentor: 
Guilherme Muralha,
 Associado na Eversheds Sutherland FCB

"O meu programa de Job Shadowing com o Dr. Guilherme Muralha na Eversheds Sutherland não podia ter sido melhor! Foram dois dias muito completos em que me foram atribuídas diversas tarefas, de forma a integrar-me no dia a dia da sociedade. Esta atividade permitiu-me aplicar na prática casos reais, com os conhecimentos adquiridos na Licenciatura, em concreto, na área de Direito Fiscal. Comecei por ser apresentada a todo o escritório no primeiro dia, ao que se seguiu a resolução de casos que foram cruciais, não só para testar os meus conhecimentos, mas especialmente para aprender mais para além do que já aprendi na cadeira. O Dr. Guilherme Muralha foi sempre prestável, esclarecia-me todas as dúvidas e fez questão de me incluir nas reuniões de equipa, onde pude partilhar ideias com outros membros do escritório e com o chefe de equipa. No segundo dia, o foco foi na análise do Orçamento de Estado, em concreto nas alterações que poderão ter impacto nos clientes da sociedade e na resolução de um caso de contencioso, o que foi particularmente interessante, uma vez que incidiu numa matéria que ainda não dominava, visto que ainda não tive Contencioso, mas que se revelou muito útil. Foi sem dúvida uma experiência muito enriquecedora e esclarecedora que recomendaria a todos os alunos da Licenciatura, especialmente aos que terão o seu primeiro contacto com o mundo profissional. Resta-me agradecer ao Gabinete de Carreiras por continuar a promover iniciativas tão importantes para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional, bem como a toda a equipa da Eversheds Sutherland por me ter recebido tão bem e ter ido bastante para lá do que era exigido de maneira a me proporcionar a experiência mais completa possível. "
 

Cheng U Chio | Maio 2022
Mentor:
 João Benazra Faria
Sócio na Morais Leitão, Galvão Teles & Associados, China Desk

"O programa de Job Shadowing permite obter um contacto direto e privilegiado com um mentor.  Acompanhei o trabalho do Dr. João Benazra Faria ao longo do dia, li os artigos de um processo que o meu mentor está a executar e explicou-me questões teóricas e práticas do mundo real da advocacia.
O meu mentor partilhou comigo muitas experiências profissionais e, ao mesmo tempo, deu-me sugestões essenciais sobre desafios futuros no exercício na prática profissional em advocacia. Para mim, que sou finalista, foi uma grande ajuda para a minha carreira futura e um dia valioso e gratificante!"
 

Cecília Barros | Abril 2022
Mentor:
 Joana Granadeiro,
Associada na Morais Leitão, Galvão Teles & Associados

"O dia de Job Shadowing com a Dra. Joana Granadeiro permitiu-me, para além de ter um contacto concreto com uma área que já me interessava na teoria, saber como é o quotidiano de um profissional do Direito não só na sua relação com esta área de prática, mas também em diversos aspetos da sua rotina. A minha mentora apresentou-me a alguns processos, explicou como funcionavam - tramitações, vicissitudes, particularidades - e deu-me a oportunidade de fazer uma imersão num caso e de discuti-lo com ela. Esta iniciativa, certamente, foi muito enriquecedora para complementar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, mas também para absorver outras informações que só se aprendem quando se colocam as "mãos à obra". Recomendo vivamente!"
 

António Cruz |Março 2022
Mentor:
Domingos Cruz,
Sócio da CCA Law Firm

"Como aluno do 4º ano, considero ter sido uma experiência muito enriquecedora, uma vez que pude experienciar o dia-a-dia de um advogado numa sociedade de advogados. Tive contacto com vários tipos de casos diferentes com que estas instituições se deparam, assim como interagi com os clientes em reuniões, bem como com os colegas de trabalho nas dinâmicas diárias da sociedade. Concretamente, estive na área de Corporate, na sua dimensão global, tendo também acompanhado o trabalho realizado com as Startups. Foi uma excelente oportunidade para ter uma ideia mais aproximada do que pretendo estudar e com que tipo de percurso profissional mais me identifico."
 

 

Micaela Roque
Mentor:

Tiago Marreiros Moreira, Sócio da VdA

 

“Tive a oportunidade de passar um dia na Vieira da Almeida e o privilégio de ter como mentor o Dr. Tiago Marreiros Moreira. Foi um dia muito gratificante e preenchido.
Fui primeiramente recebida pelo meu mentor, onde recebi um enquadramento geral, conheci de perto os valores que distinguem a VdA e troquei impressões sobre as minhas aspirações para o futuro.
Passei a manhã na área de Fiscal com a associada Teresa Teixeira Mota que se mostrou disponível para responder a todas as minhas dúvidas, que me apresentou aos restantes membros desta área de prática e me mostrou um pouco do que lá se faz.
Na parte da parte, tive o prazer de falar com os membros das diversas áreas de gestão, nomeadamente: Fundação, Corporate Affairs, Inovação e Qualidade, VdA Academia, Recursos Humanos e Negócio & Produção.
Finalizei o meu dia com uma visita pelas instalações da VdA.
Foi, sem dúvida, um dia muito enriquecedor e esclarecedor. Agradeço muito a simpatia e disponibilidade com que todos me receberam. E agradeço, também, ao Gabinete de Carreiras a oportunidade de participar no Programa de Job Shadowing.”

 

Sofia Lixa 
Mentor:
Carlos Pinto de Abreu,
Sócio fundador da Carlos Pinto de Abreu & Associados

 

“O meu Programa de Job Shadowing com o Dr. Carlos Pinto de Abreu foi uma magnífica experiência e muito enriquecedora, pois tive a oportunidade de perceber a prática do Direito no dia-a-dia de um Advogado.
Ao longo desse dia, testemunhei as diversas tarefas que o meu mentor foi executando, das 8h00 às 17h30, acompanhando assim a sua rotina, dentro e fora da Sociedade. Tive também a possibilidade de assistir a um julgamento na área do Direito Penal e a uma audiência no âmbito do Direito Civil.
A Carlos Pinto de Abreu e Associados, como um todo, acolheu-me muito bem, e em especial, o meu mentor, que foi extraordinário e que me proporcionou um dia dinâmico, dando-me a conhecer questões teóricas e práticas que se levantam no mundo atual da advocacia, assim como ensinamentos para a vida que irei sempre levar comigo no meu percurso académico, pessoal e, futuramente, profissional.”

 

Paula Maria
Mentores:

Fernando Carinhas e José Maria Formosinho Sanchez, Associados Sénior da PLMJ

 

“O Job Shadowing foi uma experiência incrível, não só porque tive a sorte de ter dois mentores excelentes, mas porque sinto que tive uma experiência completa do que pode ser o dia de um advogado, desde reuniões, a responder a e-mails, até estar presente num julgamento. Aconselho vivamente que todos os meus colegas aproveitem esta experiência única que a Faculdade proporciona.”

 

Nadine Semedo
Mentor:

Pedro Barosa, Associado Sénior da PLMJ

 

“No âmbito desta atividade, o meu mentor convidou-me para ir assistir uma audiência de modo a que pudesse ter contacto com a atividade de advocacia já na sua expressão final, num julgamento, no tribunal. Foi muito divertido durante a sessão analisar o “jogo” que se dá entre os vários intervenientes e, posteriormente, ver como se gere o que se irá seguir.”

 

Alexandra Caetano Baptista
Mentor:

Hugo Santos Ferreira, Vice-Presidente Executivo da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários 

 

“A atividade consistiu na minha participação na II Grande Conferência da Promoção Imobiliária e do seu Almoço Anual, conferência organizada pela APPII, onde estiveram presentes figuras como os principais promotores imobiliários e investidores do nosso país, como também promotores e investidores internacionais. Foram debatidos temas fulcrais do futuro das cidades, das Smart Cities/Smart Buildings, do novo regime jurídico da SIGIs recentemente criado e que foi uma criação da APPII. Este acontecimento teve lugar no Pátio da Galé.”

 

Maria Margarida Bota de Melo
Pinto Nogueira
Mentora:

Marta Semião Saraiva, MNE

 

“Gostei imenso da atividade de Job Shadowing! Recomendo a todos os meus colegas. Presenciei o dia a dia da Dra. Marta Saraiva, uma mentora impecável, muito disponível, que me mostrou o funcionamento e orgânica do MNE e ainda me mostrou um pouco do seu dia a dia. Motivou-me imenso para realizar um estágio no MNE.”

 

Meng Hou Li 
Mentor:

Carlos Pinto de Abreu,
Sócio da Carlos Pinto de Abreu & Associados

 

“O programa de Job Shadowing permite uma aproximação ao “futuro”. Através deste programa, tive a oportunidade de visitar o escritório do Dr. Carlos Pinto de Abreu e acompanhei o meu mentor num julgamento, no Campus de Justiça. Assim, não só tive a possibilidade de conhecer o ambiente de trabalho de uma sociedade dos advogados e as instalações judiciais portuguesas, como também me incentivou a pensar já cedo, no meu segundo ano, nas opções profissionais possíveis que tenho pela frente. Além disso, é uma oportunidade única, particularmente para os alunos que não têm português como língua materna, para adquirirem o conhecimento de alguns nomes, palavras e expressões habitualmente usados e praticados na cultura jurídica portuguesa. Agradeço ao meu Mentor e ao Gabinete das Carreiras da UCP, que me levaram a participar nesta experiência fora da sala da aula.”

Patrícia Marques Claro 
Mentor:

Pedro Barosa, Associado Sénior da PLMJ

 

“Decidi candidatar-me ao programa de Job Shadowing, uma vez que, no meu ponto de vista, quem aspira ser um profissional prestigiado deve ter como campo de visão o futuro e, por tal, nada melhor do que aprender com um dos melhores profissionais do presente.
O meu mentor, o Dr. Pedro Barosa, advogado na PLMJ, partilhou comigo algumas das suas experiências profissionais e deu-me a conhecer a realidade do dia-a-dia de um advogado penalista, por ser esta uma das áreas que mais me interessa. Tive a oportunidade de assistir a um julgamento particularmente intenso, no qual teve lugar as declarações do arguido, inquirição de algumas testemunhas e também as alegações finais. Este programa veio dar ainda mais sentido ao meu percurso no mundo do Direito, ajudando-me a delinear as minhas escolhas daqui em diante.”

Rita Antunes da Cunha Santos
Mentor:

Pedro Gouveia e Melo,
Advogado Sénior da Morais Leitão

 

“O programa Job Shadowing foi uma experiência gratificante e enriquecedora, já que permitiu obter contacto directo com as áreas de interesse, surgindo como uma mais-valia para qualquer futuro jurista.
Um agradecimento especial ao Dr. Pedro Gouveia e Melo, pela sua gentileza e sabedoria, que muito me ajudaram a projetar o meu futuro percurso académico profissional. Resta-me ainda agradecer à restante equipa da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, pela simpatia com que me receberam.
O Job Shadowing representa uma oportunidade excelente que aconselho vivamente a todos os futuros juristas.”

Carlota Silva Mendes
Mentor:

Telmo Semião, Sócio - CRS Advogados

 

“A minha experiência no âmbito do programa de Job Shadowing foi muito pertinente e marcante. Tive a oportunidade de acompanhar o Dr. Telmo Semião, meu mentor, num dia de julgamento e colocar-lhe questões sobre o dia-a-dia de um advogado, às quais respondeu com toda a simpatia e sinceridade. Para além disso, fiquei a conhecer diversas figuras de direito processual com as quais nunca antes me tinha deparado. Esta experiência levou-me a constatar que o meu futuro profissional tem seguramente que incluir uma parte de contencioso.”

Gonçalo Ricardo Nunes 
Mentor:

Filipa Ruano Pinto, Sócia da SPS Advogados

 

“Foi um dia incrivelmente dinâmico e diferente. Pude acompanhar duas sessões judiciais, no Tribunal de Sintra, numa área do Direito com a qual mais me identifico.
Além disto fui acolhido extremamente bem pela Dra. Filipa Ruano Pinto, a minha mentora, e pela restante equipa.
Uma experiência diferente que enriquece, sem dúvida, as vivências de qualquer futuro jurista.”

 

Testimonial

Madalena Vilaça

"Tenho o privilégio de entrar onde sempre sonhei"