Francisca Bastos

Advogada estagiário
PLEN

"Escolhi a UCP pela qualidade do seu ensino e dos seus docentes e porque considero que frequentar duas Universidades extremamente qualificadas é uma mais-valia para o meu currículo. Experiencio duas realidades diferentes e sou confrontada com novos métodos de ensino, que me desafiam todos os dias. Cativou-me ainda o facto de neste mestrado poder optar pelas cadeiras de que mais gosto e, assim, especializar-me na área do Direito que mais me fascina. A existência de cadeir“Sou confrontada com novos métodos de ensino, que me desafiam todos os dias”as como Direito das Contra-Ordenações, Recursos em Processo Penal, Direito Penal Económico, Insolvência e Reestruturação de Empresas ou Propriedade Industrial contribuíram para a minha opção uma vez que tratam matérias importantes e muito interessantes e com as quais tive pouco contacto ao longo da licenciatura."

Madalena Pinto de Abreu

Licenciada em Direito pela Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da UCP
Mestrado Forense

"O Mestrado Forense é o mais adequado para quem se proponha a uma vida dedicada à prática judiciária, visto que se trata de um mestrado polivalente e multifacetado que incide sobre diferentes áreas do Direito. Num mundo cada vez mais competitivo, a formação proporcionada pelo Mestrado Forense da Universidade Católica é um fator diferenciador, na medida em que se caracteriza por um programa vasto e abrangente que pode ser moldado em função dos objetivos de cada um e do percurso profissional pelo qual se pretende enveredar, permitindo quer a especialização em Direito e Processo Civil, Direito e Processo Penal ou Direito e Processo do Trabalho, quer a opção pela conjugação de conhecimentos nas três diferentes áreas. Por fim, não posso deixar de salientar a excelência do corpo docente e o rigor técnico do ensino como as mais‑valias essenciais deste mestrado, cultivando-se o desenvolvimento do espírito crítico e do pensamento jurídico."

Margarida Capelle

Aluna
Mestrado em Forense

O prestígio e o reconhecimento dos programas da UCP fizeram-me confiar que a escolha pelo Mestrado Forense seria muito positiva no desenvolvimento das minhas competências como jurista. Podermos personalizar o seu conteúdo de acordo com os nossos interesses e aptidões permite-nos frequentar as aulas com outra motivação. Como pretendo ingressar na carreira da magistratura do Ministério Público, considero que as disciplinas que escolhi são um importante contributo para a minha preparação para as provas de admissão ao CEJ (Centro de Estudos Judiciários). Destaco ainda a excelência do corpo docente, constituído por profissionais de várias áreas jurídicas, sempre pautados por uma enorme dedicação e disponibilidade, preparando da melhor forma os alunos.

Mariana Almeida Garrett

Estágio (Início 2021)
Sérvulo
Mestrado Forense

"A realização de um mestrado é um complemento essencial para a formação jurídica e uma mais-valia para o amadurecimento pessoal e crescimento profissional de qualquer estudante. A minha preferência pelo Mestrado Forense da Universidade Católica não foi, de todo, arbitrária. Ao longo da licenciatura e agora no mestrado pude comprovar a excelência do método de ensino e do corpo docente, pautado pela exigência, rigor, personalização e dedicação, e a sublimidade dos valores e princípios que fazem parte desta instituição. Um aspeto que me cativou imediatamente foi a possibilidade de escolher disciplinas de diferentes ramos do Direito, o que me tem permitido conciliar as vertentes jurídicas que mais aprecio e obter um maior leque de aprendizagens e de conhecimentos que me poderão vir a ser úteis no futuro. O mestrado disponibiliza, ainda, mais uma oportunidade única e enriquecedora de participar no Programa de Mobilidade Internacional, o que é mais um elemento curricular vantajoso a ter em conta. "

Matilde Diniz Nunes

Universidade de Licenciatura: Universidade Nova de Lisboa
Mestrado Forense

"A Católica concedeu-me a oportunidade de moldar o plano curricular às minhas necessidades, facilitando a tarefa de eleger o mestrado a seguir, o que considero ser a sua principal vantagem face às demais instituições. Com efeito, a opção de me candidatar ao mestrado forense, compromisso que tem um peso relevante no meu futuro, quer académico quer profissional, não teve de implicar um abdicar da paixão pelo direito comercial, uma vez que me foi oferecida a possibilidade de escolher também cadeiras do mestrado empresarial e, assim, construir um currículo mais direcionado aos meus interesses. Destaco como igualmente vantajoso o facto de os seus docentes abordarem o ensino de um modo intelectualmente estimulante, promovendo uma formação prática e desafiante, em detrimento de uma dogmática e expositiva, o que acredito ser uma significativa mais-valia. Por estas razões, não posso deixar de testemunhar o sucesso da decisão tomada por mim ao ingressar no mestrado da Católica."

Rita Duarte Nobre

Estagiária
ACE - Sociedade de Advogados
Mestrado em Forense

"Quando iniciei o Mestrado Forense já conhecia de perto o rigor e a exigência, científica e ética, que esta Universidade de excelência oferece, mas que também exige. Ter decidido fazer todo o percurso académico na Católica constituiu, sem dúvida, uma mais-valia. É um mestrado com uma forte vertente prática, que me permitiu conhecer novas áreas jurídicas em grande desenvolvimento na atualidade, para além das lecionadas na licenciatura.
O facto de as disciplinas serem de carácter optativo e de cada aluno poder, livremente, traçar o seu próprio plano curricular, de acordo com o que melhor se adapta às suas expetativas e apetências, revela, desde logo, o grande respeito e autonomia que esta Faculdade concede, desde o primeiro dia, aos seus alunos para melhor prepararem o seu futuro.
A escolha pelo Mestrado Forense torna-se imprescindível para quem deseja exercer advocacia especialmente direcionada para a área de contencioso."

Sofia Coronel

Universidade de Licenciatura: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Mestrado Forense

"A escolha do Mestrado Forense na Universidade Católica representa a escolha acertada para o meu percurso académico devido a três pontos essenciais.
Antes de mais, permite complementar as sólidas bases teóricas adquiridas durante a Licenciatura com aspetos importantíssimos da vida prática, sempre pautadas pela excelência do quadro docente. Por outro lado, fá-lo de forma a permitir a flexibilidade desejada no que respeita à escolha das cadeiras.
Da mesma forma, o método de ensino adequa-se às necessidades e ambições de cada um. O contacto recorrente com profissionais do foro que partilham a sua experiência prepara  o aluno para a vida profissional."

Contacts

Graduate Programmes - Students' Office

1st and 2nd Semester:
Ana Ferrão

E-mail: mestradosdireito@fd.lisboa.ucp.pt
Phone: (+351) 21 721 41 74
 

3rd Semester - Dissertation:
Anabela Filipe
E-mail: afilipe@fd.lisboa.ucp.pt
Phone: (+351) 21 721 41 76