Programas - Mestrado Direito e Gestão - Testemunho - Ana Guerra

Ana Marçal Guerra

Advogada-Estagiária
Eversheds Sutherland
Mestrado em Direito e Gestão

"Ingressei no Mestrado em Direito e Gestão com a expectativa de desenvolver competências e adquirir ferramentas que não foram aprimoradas e proporcionadas durante a Licenciatura.

Este curso caracteriza-se pela complementaridade de aulas lecionadas por professores de Direito e de Gestão, de duas faculdades de prestígio, tendo sido sempre disponibilizados materiais relevantes como PowerPoints e hipóteses práticas.

Tive ainda a oportunidade de selecionar disciplinas optativas de acordo com as minhas preferências e ambições, assim como frequentar um curso de negociação em Madrid. 

A Faculdade de Direito organiza ainda o JobShop, um evento de dois dias durante o qual os alunos têm a oportunidade de contactar com diversos escritórios de advogados e empresas.

Perante as exigências e a competitividade da entrada no mercado, acredito que o Mestrado em Direito e Gestão foi uma mais-valia para alcançar os meus objetivos, diversificando o meu currículo e enriquecendo-me tanto a nível académico, como pessoal."

Mestrado em Direito e Gestão - Testemunhos - Bruno Palhão

Bruno Palhão

Trainee Lawyer
Uría Menéndez - Proença de Carvalho

“During the final year of my undergraduate degree, I encountered two doubts: what Master’s Degree best matched my objectives and what university would provide me with the most tools to be successful in the future. What I found in the Católica Master’s Degree in Law and Management met all of my expectations. This provides a challenging program, able to remove the fear of numbers from lawyers, supplying an integrated vision of how to resolve problems and develop the competences necessary to prevail in any area of activity. At Católica, I found the staff always ready to help, a range of professors that stand out not only for their quality but also for their proximity and a career office proactively integrating students into the job market.  The competitive advantage of Católica stems from knowing how to bridge the gap between teaching and the market, recognising how the former shapes the latter and responds to its needs.”

Carolina Ortigão Ramos

Carolina Ortigão Ramos

Licenciatura em Direito
Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa
Mestrado em Direito e Gestão

Uma vez concluída a Licenciatura, e tendo em conta a importância da realização de um mestrado na conjuntura atual, sabia que queria enveredar por um caminho que me permitisse, não só consolidar os conhecimentos na área do Direito, como ter contacto com a área de Gestão. Por esta razão, o Mestrado em Direito e Gestão da Católica foi a minha primeira opção.
Caracterizado pela sua exigência e completude, um corpo docente excecional e um ensino de qualidade, o Mestrado em Direito e Gestão é uma mais-valia para qualquer jurista que queira adquirir uma visão mais aprofundada das duas vertentes.  
Importante será ainda de referir o papel que o Gabinete de Carreiras desempenha, sempre disponível e preocupado a proporcionar aos alunos uma constante ligação com o mercado de trabalho e variadas oportunidades de emprego.
Aconselho este Mestrado a todos os que procurem ter um fator diferenciador para o futuro profissional, tendo em conta as oportunidades de empregabilidade que este Mestrado garante."

Carolina Serrano Correia

Carolina Serrano Correia

Licenciatura em Direito
Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Mestrado em Direito e Gestão

Na escolha do Mestrado de Direito e Gestão pesou, sobretudo, o facto de ser um curso amplo que pode proporcionar uma diversidade de oportunidades. Pela sua transversalidade, transmite-nos competências e conceitos imprescindíveis à generalidade dos ramos do direito e, até, das diferentes áreas profissionais, preparando-nos estruturalmente para o futuro.
É, sem dúvida, um desafio. É um desafio porque nos tira da nossa zona de conforto, tira-nos dos livros de Direito para desafios matemáticos. Como tal, a Católica oferece 2 cursos intensivos, excel e matemática, de forma a mitigar algumas dificuldades que seriam inerentes aos jovens juristas que se propõe a crescer com a Católica.
Além da demais importância das matérias lecionadas, o que mais me tocou neste mestrado foi o cuidado do corpo docente para com os alunos, professores atenciosos, disponíveis para nos ajudar a qualquer momento e, desta forma, ajudar-nos a obter uma melhor performance."

 

 

Programas - Mestrado Direito e Gestão - Testemunho - Diogo Gambini Neves

Diogo Gambini Neves

Advogado-Estagiário
VdA – Vieira de Almeida
Mestrado em Direito e Gestão

"O Mestrado em Direito e Gestão é um dos principais ativos do meu currículo e estou hoje em posição de subscrever integralmente a sua proposta de valor. A qualidade dos conteúdos lecionados, do corpo docente e da respetiva abordagem de ensino são princípios pelos quais o Mestrado se pauta.

No plano do Direito, o Mestrado não procura repetir conceitos ministrados na Licenciatura, mas sim analisar matérias com que os profissionais efetivamente se deparam e explorar as respostas que a ordem jurídica lhes dá. No plano da Gestão, além de dotar os alunos de bases sólidas, reforça o quão interligadas estão as duas áreas, nomeadamente em contextos como no da advocacia transacional.

Fora da sala de aula, os esforços da Universidade para que os alunos caminhem a ponte para o mercado de trabalho são notórios e fonte de várias oportunidades para dar o primeiro passo profissional com o pé direito."

Mestrado em Direito e Gestão - Testemunhos - Diogo Pinto e Basto

Diogo Pinto Basto

Consultant
EY

“After graduating in Law and taking into account the current conjuncture in which the Master’s Degree is an essential dimension to your academic background, and the doubts that I had about my chosen professional path, the Master’s Degree in Law and Management seemed like the right option for the following  reasons: this is a fairly complete program that opens up various different professional opportunities; this provides highly qualified teaching; mixed subjects lectured by professors with high levels of professionalism and demand, which enable students to gain thorough knowledge across both facets. In addition to all the reasons already identified, there is also a fundamental practical dimension in order to reach out to the world of work. I do consider that my option for this Master’s Degree was the best as, in addition to having expanded my range of professional options, just as I had sought, it has enriched me as a person which shall certainly have a strong impact on my professional future.”

Programas - Mestrado Direito e Gestão - Testemunho - Francisca Agostinho

Francisca Naré Agostinho

Advogada-Estagiária
Morais Leitão
Mestrado em Direito e Gestão

"Quando me candidatei ao Mestrado em Direito e Gestão da Universidade Católica Portuguesa, tinha já uma clara ideia do prestígio e inovação que lhe são reconhecidas. Hoje, posso comprová-lo na primeira pessoa.

Atualmente, é imperativo que os juristas sejam altamente versáteis, dominando também o setor empresarial e económico, de modo a garantir uma visão e conhecimento abrangentes. Ora, a vertente prática que caracteriza o Mestrado em Direito e Gestão permite um contacto próximo e direto com a verdadeira realidade empresarial, assegurando, por isso mesmo, uma compreensão profunda dos principais desafios que se colocam aos juristas nos dias de hoje.

Encarei a candidatura a este mestrado como um desafio, desafio esse que, graças à excelência do corpo docente, me permitiu testar as minhas capacidades e desenvolvê-las, aprender mais e ganhar as competências essenciais e necessárias no mercado de trabalho atual, altamente desafiante e competitivo".

Mestrado Direito e Gestão - Testemunhos - Inês Freire de Andrade

Inês Freire de Almeida

“Following the conclusion of my undergraduate degree in Law, the choice of the Master’s Degree in Law and Management was not difficult as this enabled me to conciliate the continuation of my path through Law with the discovery of a new field that attracted my curiosity. The Master’s Degree in Law and Management holds the advantage of providing the acquisition of knowledge that helps us to understand the reality of companies and their markets and that undoubtedly boosts our competences as law specialists. This is a challenging program that constantly takes us out of our comfort zone. Due to its demands and scope, I consider this wonderful preparation for the job market. Furthermore, I would highlight the fact that the Faculty constantly maintains connections between students and the job market. The Católica Master’s Degree in Law and Management raises our range of professional opportunities. I would advise in favour of this program for all those seeking to follow different paths to the traditional juridical professions.”

JCMartinsmDireitoGestão

João Cortes Martins

Universidade de Graduação: Faculdade de Direito da UCP
Mestrado em Direito e Gestão

"É hoje imperativo que um advogado domine diversas áreas e temas económicos, que são objeto de trabalho na sua vida profissional. Por esta razão e por nutrir um interesse especial pelas áreas de Gestão e Economia, decidi escolher este mestrado.

As expetativas de encontrar um ensino de qualidade foram totalmente satisfeitas. O facto de a maior parte das cadeiras serem lecionadas por professores de Direito e de Gestão traz-nos uma visão mais abrangente e profunda dos diversos temas abordados. Neste aspeto, é um mestrado único. Acrescendo a este facto, as matérias que são desenvolvidas são de extrema importância para quem pretenda optar por uma vertente mais económica, assim como trabalhar em áreas que apresentam um rápido crescimento, como Corporate e M&A. No fundo, é um excelente mestrado para quem procura diversificar o seu currículo académico e ter uma sólida preparação para a vida profissional."

João Pacheco Ferreira

João Pacheco Ferreira

Estagiário (Set. 2020)
Uría Menéndez - Proença de Carvalho
Mestrado em Direito e Gestão

"O Mestrado em Direito e Gestão da Católica é, sem dúvida alguma, uma enorme mais valia para qualquer jurista. Tem a ambivalência de conciliar um aprofundamento e especialização do estudo jurídico, nomeadamente empresarial, com a aprendizagem da realidade subjacente, do mundo da gestão. Esta segunda componente é desafiante, mas recompensadora a vários níveis. Os alunos saem do Mestrado com um skill set diferenciador de todos os outros candidatos no mercado de trabalho, algo que as entidades empregadoras sabem e valorizam. 

O Mestrado correspondeu inteiramente às minhas expetativas. Para tal contribuiu, em grande medida, uma equipa docente de excelência, com experiência não só académica como prática, garantindo um ensino direcionado à preparação para a vida profissional. Por outro lado, encontrei na UCP serviços administrativos sempre disponíveis a ajudar e esclarecer, assim como um formidável Gabinete de Carreiras, que proporciona aos alunos da casa as melhores oportunidades para cada um."

João Ramalho Dias

João Ramalho Dias

Estagiário (Set. 2020)
VdA - Vieira de Almeida
Mestrado Direito e Gestão

"O Mestrado em Direito e Gestão não se trata de uma alternativa, mas antes a verdadeira opção. Os desafios que a sociedade contemporânea coloca exigem uma solução que vai para além do domínio do Direito, exigindo outras valências, muitas delas presentes no universo da Gestão. O Mestrado em Direito e Gestão fornece essas valências, oferecendo um programa de estudos extremamente bem estruturado, preparando qualquer jurista para seguir, com sucesso, uma carreira profissional (seja ela jurídica ou não). Mas as competências não se devem, apenas, à ótima estrutura de estudos. Felizmente, o Mestrado em Direito e Gestão apresenta um corpo docente exímio, dotado de um currículo brilhante, que se foca nas questões de índole prática, sem nunca deixar de abordar as questões teóricas essenciais.
O Mestrado em Direito e Gestão é uma experiência fortemente recomendada, daquelas em que se preferia não ter começado, só para ter, novamente, a experiência de o começar."

Programas - Mestrado Direito e Gestão - Testemunho - José Caiado

José Afonso Caiado

Advogado Estagiário
J+Legal
Mestrado em Direito e Gestão

"O Mestrado em Direito e Gestão revelou-se, sem dúvida nenhuma, uma ótima escolha! Em primeiro lugar, porque me obrigou a sair da minha zona de conforto, adquirindo conceitos e conhecimentos absolutamente novos e fundamentais dentro do contexto empresarial e do nosso quotidiano. Em segundo lugar, por se tratar de um Mestrado abrangente, proporcionando uma multidisciplinaridade ímpar e uma diversidade de oportunidades ampla. Em terceiro lugar, pelo facto de ter uma acentuada vertente prática, contrabalançando com aquilo que é, geralmente, a licenciatura em Direito. Por último, devido ao seu caráter exigente, rigoroso, enriquecedor, desafiante e pertinente.
Se pudesse voltar atrás no tempo, não teria qualquer dúvida de que voltaria a escolher o Mestrado em Direito e Gestão. E recomendá-lo-ia também a qualquer pessoa que se identifique com os pontos acima expostos."

 

MCarmo_Mest.DireitoeGestão

Maria do Carmo Figueiredo

Estagiária na Morais Leitão, a partir de setembro de 2019
Universidade de Licenciatura: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Mestrado em Direito e Gestão

"Uma vez concluída a Licenciatura, a minha decisão quanto ao próximo passo a dar foi a de realizar um Mestrado, parte essencial de qualquer percurso académico. Embora sempre interessada pelas áreas de Gestão, a existência deste Mestrado em Direito e Gestão permitiu-me, optando pela Licenciatura em Direito, abrir portas para as distintas realidades.

O facto de abranger as duas grandes áreas, que são o Direito e a Gestão, revela uma versatilidade e exigência que muito dificilmente se encontra em qualquer outra Universidade. Por outro lado, este Mestrado obriga-nos a sair da nossa zona de conforto (a nós, licenciados em Direito), dada a necessidade de alterar o raciocínio jurídico, o que revela ser um elemento diferenciador e uma mais-valia para qualquer jurista.
Indiscutíveis são também as oportunidades de empregabilidade que este Mestrado oferece, assim como o fator disponibilidade presente nos docentes e funcionários da Universidade Católica.
Sei que este Mestrado foi a escolha correta, tendo-me enriquecido tanto a nível profissional, como a nível pessoal."

Matilde Cassiano Neves

Matilde Cassiano Neves

Mestrado em Direito e Gestão

"Existe uma ideia generalizada de que Direito e Gestão são áreas totalmente distintas e de que para se ser um bom jurista não são necessários conhecimentos para além dos jurídicos. O Homem vive de uma constante absorção de conhecimento e de aprendizagem. Mais não seja, este Mestrado permite, nessa perspetiva, que evoluamos a nível pessoal através do desafio que nos é colocado. Profissionalmente, cada vez mais surgem problemas nas Sociedades que implicam conhecimentos de Gestão, seja para conseguir entender a linguagem do cliente ou para dar uma resposta mais completa. Esta complementaridade das matérias permitirá construir uma carreira sólida e de sucesso no mundo da advocacia. Além disto, este Mestrado abre um imenso conjunto de oportunidades para lá do mundo do Direito. É um Mestrado exigente, trabalhoso, mas conta com a alta qualidade e disponibilidade do corpo docente que consegue encontrar um equilíbrio excelente entre a índole teórica e prática." 

 

Pedro Costa Amaral

Pedro Costa Amaral

Estagiário a partir de setembro de 2021
Vieira de Almeida
Mestrado em Direito e Gestão

"Quando ingressei no Mestrado de Direito e Gestão tinha como objetivo diversificar os meus conhecimentos, de modo a entrar no mercado profissional com um leque de valências mais abrangente. A experiência que tive correspondeu por inteiro às minhas expetativas. O aprofundamento de matérias pertinentes no âmbito da gestão empresarial, em conjunto com as suas homólogas no âmbito do direito, conferiu um nível de conhecimento essencial para quem deseja trabalhar em áreas jurídicas empresariais, financeiras, bancárias, entre outras. A importância deste mestrado revela-se principalmente na atribuição de ensinamentos que não são possíveis adquirir durante uma licenciatura de direito. De facto, destaca-se por conferir uma visão global do processo de um gestor, o que permite conhecer bem o contexto empresarial, através de lições que - apesar de necessárias - não foram abordadas ao longo do curso. Esta realidade tornou-se possível devido ao excelente trabalho do corpo docente que conseguiu efetivamente lecionar matérias alheias a recém-juristas."

 

Mestrado e Direito e Gestão - Testemunhos - Raquel Vaz

Raquel Vaz

Trainee Lawyer
VdA

"If I had to describe the Master’s Degree in Law and Management in a few words: pertinent, innovative and demanding! During my degree, I became aware of the connection between Law and Management and the Economy. I understood that there was a need for a better understanding of the corporate sector and I perceived this master’s as an instrument to achieve this. Here, I found exactly what I was looking for: practical teaching, very useful, recognised by employer entities and that endowed me with more and better competences to be a more complete candidates for the employment market. I would highlight the importance given to group working, an advantageous fact for any student who, like myself, perceives themselves as latter joining a team in a law firm. Here, the demands take place with the accompaniment of the professors, with the close relationship they maintain with students and the good environment and companionship prevailing among colleagues. I would fully recommend this master’s to all of those who imagine themselves one day becoming managers or lawyers at large companies or law firms and to those who have yet to decide between the Law and Management."

RMachados_MDireitoGestão

Rita Machado

Universidade de graduação: Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa
Mestrado em Direito e Gestão

"Mesmo antes de saber qual a minha escolha quanto ao Mestrado em que iria ingressar, já tinha claro que seria na Universidade Católica que o iria realizar. Considero que o que distingue esta Universidade das restantes instituições de ensino é o facto de não se focar apenas na formação académica dos seus Alunos. Existe uma preocupação constante em que saiam daqui Pessoas com uma formação mais abrangente do que a curricularmente exigida, nomeadamente, nas vertentes ética, social e, acima de tudo, pessoal.
O facto de este Mestrado resultar de uma parceria entre duas Faculdades de renome - a Católica- Lisbon School of Business and Economics e a Faculdade de Direito -, torna-o uma excelente aposta para quem quer alargar os conhecimentos adquiridos na Licenciatura e ganhar importantes bases para o seu futuro profissional.
Trata-se de um Mestrado exigente, em que somos constantemente incentivados a sair da nossa zona de conforto, a procurar entender realidades complexas como os mercados financeiros, a contabilidade e a análise financeira e, acima de tudo, a ter uma perspetiva global do funcionamento da economia e do tecido empresarial.
Para quem pretende exercer a sua atividade junto de empresas ou até a alargar o seu leque de hipóteses profissionais para além da advocacia convencional, não tenho dúvidas de que será o Mestrado a escolher."

Contacts

Graduate Programmes - Students' Office

1st and 2nd Semester:
Ana Ferrão

E-mail: mestradosdireito.sede@ucp.pt
Phone: (+351) 21 721 41 74

3rd Semester - Dissertation:
Anabela Filipe
E-mail: afilipe@ucp.pt
Phone: (+351) 21 721 41 76