Beatriz Faria

Estagiária (SET 2020
Sérvulo e Associados
Mestrado em Direito Administrativo

"Nos últimos 4 anos, a Católica e o Direito Administrativo conquistaram-me. Terminada a licenciatura, não tive dúvidas sobre o caminho a seguir: o Mestrado em Direito Administrativo, na Católica. Hoje, em cada sessão do mestrado, cada debate com colegas e professores constitui um desafio e relembra-me que a Católica foi a escolha certa.
Escolhendo as disciplinas e as questões a investigar nos trabalhos, tenho tido a oportunidade de explorar as matérias em que, dentro da tão especial área que é o Direito Administrativo, mais interesse tenho. Perante a necessidade de aprofundamento de conhecimentos adquiridos na licenciatura, a Católica responde com um plano curricular completo, um corpo docente de excelência e um método de ensino que potencia o espírito crítico. Assim, para todos os que vejam no Direito Administrativo a sua área de eleição, o mestrado em Direito Administrativo na Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da UCP é, sem dúvida, a escolha certa."

Catarina Franco Madeira

Advogada Sénior
ADENE – Agência para a Energia
Mestrado em Direito Administrativo

"Num mercado competitivo como é o mercado de trabalho jurídico, o grau de licenciado numa Universidade de referência ou até o grau de mestre, não asseguram, por si só, o sucesso profissional. É necessário algo mais. Escolhi o Mestrado em Direito Administrativo na UCP pela conjugação única de fatores e características que reúne, dos quais merecem especial destaque a elevadíssima qualidade, rigor científico e disponibilidade do corpo docente, a riqueza, atualidade e diversidade dos conteúdos programáticos, abrangendo matérias de Direito Administrativo geral e especial, bem como o facto de estar orientado para o mercado de trabalho e ter um nível muito elevado de empregabilidade.
Hoje, posso afirmar que foi uma escolha acertada e um investimento seguro e com retorno, que permitiu um salto qualitativo na minha carreira e o aprofundamento dos conhecimentos já adquiridos ao longo de dez anos de prática profissional."

 

Diana Ferreira Veigas

Instituição de ensino da licenciatura: Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa
Mestrado Administrativo

"A enorme abrangência pelas diversas matérias do Direito Administrativo, tanto no que toca às disciplinas de opção restrita, como as de opção livre, assim como a possibilidade de complementar o curso através da realização de um Minor em Contratação Pública ou em Ambiente e Urbanismo, são um enorme fator diferenciador. Sendo o Direito Administrativo uma área de atividade que exige uma constante interdisciplinaridade dos conhecimentos, efetivamente este constata-se como o programa que dará melhor resposta às necessidades de qualquer jurista. Tratando-se, talvez, da única Faculdade do país que dá a possibilidade de os alunos se especializarem neste quadro de ensino de proximidade e aulas em “mesa redonda”, torna a aprendizagem ainda mais estimulante, fazendo com que as matérias sejam abordadas numa perspetiva teórico-prática, ao invés da tradicional aula de auditório. É, assim, o verdadeiro chamariz para pessoas como eu que consideram que a prática é a melhor mais-valia que poderemos ter, principalmente num ambiente competitivo como é o mercado de trabalho jurídico."

Gonçalo Versos Roldão

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa
Mestrado em Direito Administrativo

"Tendo nutrido um especial interesse pelo Direito Administrativo no decorrer da Licenciatura, desde cedo procurei expandir os meus conhecimentos nesta área jurídica. Com o rigor e a qualidade de ensino que se espera da UCP, este Mestrado apresenta um equilíbrio ideal entre as vertentes teórico-prática, sendo os alunos desafiados a desenvolverem um olhar crítico sobre as matérias abordadas. Assim, o diálogo é a palavra de ordem deste Mestrado, uma vez que todos são convidados a participarem abertamente no debate em aula, contribuindo para um verdadeiro ambiente de proximidade docente-aluno. Além do mais, este modelo de ensino auxilia a componente da oratória, essencial num mercado de trabalho competitivo. No âmbito do programa curricular, acresce ainda a possibilidade de adquirir competências em áreas especializadas de enorme relevância tais como a Contratação Pública, o Urbanismo, o Ambiente e a Energia, tudo isto aliado a um corpo docente de excelência."

Joana Aragão Seia

Universidade de Licenciatura: Faculdade de Direito da Escola do Porto da UCP
Mestrado Administrativo

"Concluída a Licenciatura em Direito na Escola do Porto da Faculdade de Direito da UCP, decidi optar por um Mestrado naquela que foi, ao longo do curso, a minha área de preferência: o Direito Administrativo. A Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da UCP Lisboa foi para mim a escolha óbvia ao analisar o respetivo programa curricular num equilíbrio perfeito entre a vertente teórica e a prática, com o aprofundamento de temáticas abordadas na Licenciatura agora já numa dimensão marcadamente prática, perspetivando o ingresso na vida profissional. Atualmente a frequentar o segundo semestre do Mestrado, o balanço é claramente positivo, tanto pela qualidade do corpo docente, como também pela dinâmica dos Seminários e do Minor de Contratação Pública que a Faculdade oferece, incentivando a pesquisa e procurando dotar os alunos de um espírito crítico, tudo isto num ambiente de proximidade docente-aluno."

Maria Ataíde Cordeiro

Advogada
PLMJ

“Innovation, demand and quality! An innovative master’s with a teaching method aligned with the very best international standards and that fosters engagement in very interactive classes and, thus far most stimulating. This allows for specialisations in different fields of Administrative Law and, simultaneously, deepening knowledge in terms of General Administrative Law, which in recent times has been subject to profound legislative changes. This is demanding because it really is necessary to prepare for the classes and draft the various reports submitted at the end of each semester but the counterpart is the opportunity to publish a good report. I would finally highlight the quality of the lecturing staff: the majority of professors enthusiastically conciliating academic life with professional duties that, in addition to being highly inspiring, ensures that the contents are approached from this dual theoretical-practical perspective. The right choice at the right time!"

Contacts

Graduate Programmes - Students' Office

1st and 2nd Semester:
Ana Ferrão

E-mail: mestradosdireito@fd.lisboa.ucp.pt
Phone: (+351) 21 721 41 74
 

3rd Semester - Dissertation:
Anabela Filipe
E-mail: afilipe@fd.lisboa.ucp.pt
Phone: (+351) 21 721 41 76