A quase uma década da sua adoção, o Acordo de Paris continua a representar a maior esperança global para enfrentar as alterações climáticas, apesar das suas falhas e limitações. Embora o Primeiro Balanço Global revele que os Estados ainda não estão coletivamente no caminho certo para cumprir os objetivos do acordo, este tratado multilateral tem sido fundamental para reorientar prioridades políticas e promover ações em mitigação, adaptação e perdas e danos. A luta por um futuro climático seguro continua urgente, e o Acordo de Paris permanece como a iniciativa internacional mais significativa até hoje para alcançar esse objetivo.

Organizado pelos docentes e investigadores Armando Rocha, Maria Pena Ermida e Julia Cirne Lima Weston, o evento pretende assinalar uma década desde a adoção do Acordo de Paris, refletindo criticamente sobre os seus avanços, lacunas e desafios.
Assim, a edição de 2025 da "The Lisbon Climate Conference" (3.ª edição) tem como objetivo discutir quais deverão ser os pontos de foco para os académicos e para os decisores políticos na próxima década de implementação do Acordo de Paris. Encoraja-se igualmente a submissão de artigos em outras áreas do direito internacional que se cruzem com as questões climáticas. Está prevista a publicação de uma obra coletiva, com seleção e edição dos melhores contributos apresentados.
Submissão e Seleção de Trabalhos
A organização convida, assim, todos os interessados (profissionais e académicos - incluindo investigadores em início de carreira e doutorandos) a enviarem um resumo de cerca de 500 palavras, em inglês, até 15 de julho de 2025, para o seguinte endereço de e-mail: lisbonclimateconference@gmail.com.
As candidaturas devem incluir um curriculum vitae, com email e afiliação institucional.
Os resumos serão avaliados com base em:
- Originalidade e caráter inovador do trabalho;
- Relevância para o tema geral da conferência; e
- Coerência dos painéis e da conferência como um todo.
IMPORTANTE
Só será considerado um resumo por pessoa, mas são admitidas submissões conjuntas.
Os participantes selecionados serão informados até 15 de setembro de 2025.
As despesas de viagem e alojamento NÃO são cobertas pela organização.
Para mais informações, consulte o seguinte o regulamento: Call for Papers