O Gabinete de Carreiras entrevista:

 

José Menano
José Menano,
Talent Attraction Specialist
Vda_2

 

 

 

1 - Qual o aspeto mais valorizado num currículo?

A componente académica continua a desempenhar um papel absolutamente essencial na apreciação curricular que fazemos dos candidatos, onde incluímos, também, a frequência do programa Erasmus e a participação em Moot Courts. Paralelamente, damos particular importância à sua envolvência em áreas como a responsabilidade social, o desporto, o voluntariado, a participação em projetos pessoais, entre outros.

2 - Qual o maior erro que os candidatos costumam fazer em entrevistas?

Destacamos, dos erros mais comuns em entrevista, a impreparação, a ausência de questões pertinentes

3 - A partir de que média é que, normalmente, aceitam candidatos?

Não temos, na Vieira de Almeida, uma média mínima de entrada definida. Preocupamo-nos com a solidez científica e com a diversidade de experiências dos candidatos.

4 - Em relação às línguas estrangeiras, para além do inglês, que outras podem ser importantes?

O inglês é um elemento mandatório no nosso recrutamento. Quanto aos demais idiomas, não destacamos nenhum em particular.

5 - O que é, essencialmente, um fator de escolha para uma entrevista? Formação académica além da licenciatura (mestrados, cursos rápidos, licenças) ou experiência profissional?

Tanto a formação académica como as experiências profissionais são elementos essenciais e fatores de escolha para decidirmos os candidatos que integram os nossos processos de recrutamento.

6 - Como me posso diferenciar de outros candidatos, tendo uma média mais baixa?

Ainda que a média seja um fator importante, valorizamos as soft skills e aos interesses, projetos e atividades extracurriculares dos candidatos.

7 - Será indiferente que ainda não saibamos ao certo qual a nossa área de preferência ou será preferível um candidato que se mostre muito vocacionado para uma área em específico?

Ainda que muitos dos alunos que integram os nossos processos de recrutamento estejam a frequentar Mestrados direcionados para determinadas áreas do Direito, estamos perfeitamente conscientes das suas dúvidas e interrogações quanto ao caminho a seguir ou às áreas a explorar. O nosso foco é, essencialmente, tentar retirar o máximo proveito do perfil e das valências curriculares do candidato e conseguir o match perfeito entre estas componentes e as áreas onde são alocados.

8 - Há espaço na advocacia para alguém com um perfil mais tímido?

Há espaço para todos os tipos de perfis. Entendemos que o mais importante é conseguir extrair as potencialidades de cada candidato.

9 - O que faz uma carta de motivação boa? Devemos dar-nos a conhecer ou falar apenas do nosso percurso profissional e da nossa área e sociedade de eleição?

A carta de motivação deverá começar com uma apresentação pessoal, referir as razões que estiveram na base da escolha do curso de direito, abordar a experiência profissional – quando ela existe – partilhar a motivação para integrar a Vieira de Almeida e terminar com uma mensagem que nos transmita interesse em conhecer o candidato e nos faça sentir que é esta a pessoa a recrutar.

 

Logo - Católica Future Law