Pós-Graduação em Direito do Desporto

INÍCIO: 6 DE JANEIRO DE 2021
FIM: 9 DE JUNHO DE 2021

Duração do curso: 122 horas

Horário: segundas, quartas e sextas-feiras
Das 18h30 às 20h30

Descrição do Programa

O desporto é um dos fenómenos mais presentes nas atuais sociedades, numa constante que perdura há décadas, pleno de irradicações pessoais, sociais, políticas e económicas.

O desporto exige, pois, uma leitura jurídica muito própria, complexa e multifacetada.

Com efeito, a organização da prática desportiva, seja de natureza profissional, de alto rendimento ou regular, vê-se enquadrada por normas de diferente natureza, provindo dos poderes públicos, mas também das organizações desportivas que regulamentam e disciplinam as diversas modalidades.

Por outro lado, esta realidade projeta-se no plano nacional (Estado e federações desportivas nacionais) e no plano internacional (por exemplo, União Europeia e federações desportivas internacionais).

É perante esta multiplicidade de sujeitos desportivos – praticantes, treinadores, dirigentes, clubes desportivos, sociedades desportivas, ligas profissionais, federações desportivas, etc. – e um vasto universo de segmentos do Direito, que surge o presente Curso de Direito do Desporto, proporcionando conhecimentos de acordo com a ampla latitude do tema.

E, se as normas que integram o Direito do Desporto, e outras que se projetam nas relações entre o Desporto e o Direito, têm que ser estudadas em face dos interesses económicos do desporto moderno – desde logo o de natureza profissional –, o Curso não podia ser alheio ao segmento dos direitos fundamentais ou às responsabilidades derivadas da prática desportiva.

Destaque-se ainda o espaço consagrado no programa à resolução dos litígios desportivos o qual merece adequado e relevante cabimento, dada a entrada em funcionamento, a 1 de outubro de 2015, do Tribunal Arbitral do Desporto que representa uma resposta inovatória em Portugal.

Por último, sublinhe-se a vertente internacional da docência e a aproximação a organizações desportivas tão relevantes como a FIFA, UEFA, FIFPRO, ECA  e  EUROLEAGUE.

O Curso de Direito do Desporto só cumpriria verdadeiramente o seu desiderato, se plasmasse no seu conteúdo programático a variedade de módulos que apresenta.

Formação de Executivos

Liliana Alves Caldeira