José Luís Arnaut
Managing Partner | CMS Rui Pena & Arnaut

 

"O Direito está cada vez mais ligado à atividade económica e à gestão empresarial, tal como estas atividades dependem cada vez mais do Direito. Juristas e gestores, mantendo embora formações distintas de base, não podem deixar de se aliar e entender no exercício das suas funções. Tal só é possível se se estabelecer uma ligação mais estreita entre os profissionais e as atividades das duas áreas que permita um melhor conhecimento recíproco. É este o objetivo do Mestrado em Direito e Gestão: apresentar e ensinar um novo “idioma” que facilite e potencie a indispensável interação entre juristas e gestores no seio da empresa. Trata-se de uma ferramenta indispensável para uns e para outros e, seguramente, uma mais-valia nos respetivos curricula que garante uma carreira profissional de sucesso no domínio da consultadoria, seja nas principais sociedades de advogados e consultoras, seja no âmbito da consultadoria das próprias empresas. Para os advogados é cada vez mais importante compreender e penetrar no chamado “mundo dos negócios” e responder ao desafio que lhes é lançado de criar novas fórmulas jurídicas, seguras e justas, que permitam o seu desenvolvimento no mundo global em que as empresas têm necessidade de se inserir. Para os gestores é relevante conhecerem o enquadramento jurídico da empresa e do seu próprio empreendedorismo, para evitarem riscos e incertezas. É por estas razões que o Mestrado que a Universidade Católica promove com sucesso desde há alguns anos tem vindo a ganhar cada vez mais prestígio e relevância, a nível nacional e internacional, e é por tudo isto que é um grande motivo de orgulho para a CMS Rui Pena & Arnaut ser um dos seus patrocinadores e apoiantes. "

 

Sikander Sattar
Senior Partner and CEO | KPMG

 

“Num contexto de transformação e disrupção como aquele que as organizações atravessam, em que as questões legais, regulatórias, económicas e financeiras andam lado a lado e são indissociáveis, torna-se essencial criar pontes entre as diferentes áreas do conhecimento. Nesse sentido, o apoio da KPMG a este Mestrado da Universidade Católica surge como um contributo natural para a formação de um novo perfil de especialistas em Direito. Estes desenvolvimentos do contexto empresarial impactam também os perfis de talento que procuramos para acrescentar valor à nossa organização, sendo cada vez mais valorizada a conjugação de uma sólida formação de base, com um âmbito alargado de perspetivas e competências. Por outro lado, é fundamental para um gestor encontrar interlocutores no campo jurídico que se posicionem na intersecção entre Direito e Gestão, de forma a poderem contribuir de forma mais efetiva para o processo de decisão. Numa era em que a transformação digital é imparável e atravessamos o que muitos consideram a 4ª revolução industrial, o alargamento das competências, visão e abrangência assumem um fator diferenciador na abordagem de novos desafios. Acreditamos que esta inovadora oferta formativa permitirá o surgimento de um leque de profissionais de excelência, dotados de conhecimentos transversais, essenciais para o acompanhamento da realidade empresarial. É com satisfação que a KPMG se associa a este Mestrado, contribuindo para a capacitação de uma nova geração de líderes.”

 

Antonio Villacampa | Bernardo Ayala
Sócios Diretores | Uría Menéndez – Proença de Carvalho

 

"O Mestrado em Direito e Gestão é já uma resposta sólida e prestigiada aos desafios de uma realidade profissional incontornável, dirigida aos licenciados em Direito que, cimentando e solidificando os conhecimentos jurídicos, pretendem a aquisição de um conjunto de valências e conhecimentos na área da gestão empresarial, revisitando ou aprofundando conceitos matemáticos, financeiros e contabilísticos.
Esta necessidade de conjugação e perceção das realidades do Direito e da Gestão não é nova para a Uría Menéndez. De facto, tanto em Portugal como em Espanha, contamos com vários advogados com a dupla licenciatura de Direito e Gestão.
O sucesso deste Mestrado e a satisfação com que ano após ano renovamos esta parceria, acreditando na mais-valia que constitui a nível da formação, está patente no facto de, todos os anos, um número significativo dos licenciados admitidos na Uría Menéndez - Proença de Carvalho se encontrar a frequentar o mesmo."

 

Contactos

Gabinete de Mestrados

1.º e  2.º Semestres:
Ana Ferrão

E-mail: mestradosdireito@fd.lisboa.ucp.pt
Tel.: (+351) 21 721 41 74

 

3.º Semestre - Dissertação:
Anabela Filipe
E-mail: afilipe@fd.lisboa.ucp.pt
Tel.: (+351) 21 721 41 76