Chak Wa Kong, aluno do Mestrado Forense da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (UCP), foi um dos vencedores da Bolsa Gulbenkian Novos Talentos, da Fundação Calouste Gulbenkian.
A distinção destina-se a "estudantes excecionais no ensino superior português, promovendo o seu talento e estimulando a iniciação à investigação", como pode ler-se no site da instituição organizadora.
"Sabia que o programa era muito seletivo, pelo que a distinção tem um profundo significado e estou muito agradecido pelo reconhecimento. Estou certo de que a experiência do Programa Jovens Talentos vai ser muito positiva!", refere Chak, sem esconder a felicidade e honra da distinção.
Percorrendo "o sonho de melhorar e dignificar a vida humana" e, ciente de "que a investigação científica constitui um meio necessário para esse fim" é uma oportunidade única para "melhorar a qualidade de vida das pessoas através das artes, beneficência, ciência e educação".
Citando Fernando Pessoa - “o homem é do tamanho do seu sonho”, Chak deixa um agradecimento aos professores da nossa Escola "por terem cultivado o meu sonho de iniciar a investigação académica. Sou eternamente grato pelos seus excelentes ensinamentos, que foram decisivos para a minha carreira profissional". E os colegas de curso também não são esquecidos, "pelo ambiente de aprendizagem saudável e agradável que criaram. Foram muito simpáticos e amáveis, sempre dispostos a ajudar uns aos outros".
Além da Bolsa que pode chegar aos € 3.500, este programa permite o envolvimento e acompanhamento de tutores, a participação em comissões e retiros científicos, workshops e conferências, a realização de cursos de formação avançada, cursos de línguas e estágios, frequência de escolas de verão, bem como aquisição de livros e material de laboratório, entre outros.
__________________________________________________________________________________________