A aluna do 3.º ano da Licenciatura em Direito da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Marta da Paixão Cansado, ganhou a Bolsa Gulbenkian Novos Talentos, da Fundação Calouste Gulbenkian.
A distinção destina-se a "estudantes excecionais no ensino superior português, promovendo o seu talento e estimulando a iniciação à investigação", como pode ler-se no site da instituição organizadora.
"Sabia que este era um Programa muito seletivo, pelo que receber a notícia da minha seleção foi uma surpresa que me deixou muito feliz!", confessa a nossa aluna que não esconde que "será um orgulho representar a Universidade Católica Portuguesa, junto de uma instituição de renome como é a Fundação Calouste Gulbenkian".
A Bolsa Novos Talentos da Gulbenkian é "mais do que uma simples Bolsa" é um programa de apoio à iniciação da investigação científica" que tem como objetivo criar uma rede de Bolseiros, reunindo estudantes de sucesso, de variadas áreas", refere a estudante. Simultaneamente, "cria as condições para a realização de trabalho de investigação, garantindo o apoio dos bolseiros através de tutores".
Além da Bolsa que pode chegar aos € 3.500, este programa permite o envolvimento e acompanhamento de tutores, a participação em comissões e retiros científicos, workshops e conferências, a realização de cursos de formação avançada, cursos de línguas e estágios, frequência de escolas de verão, bem como aquisição de livros e material de laboratório, entre outros.
Neste sentido, além de poder abrir novos horizontes e integrar uma rede de alunos de sucesso, de cursos totalmente diferentes, Marta Cansado candidatou-se à Bolsa Gulbenkian Novos Talentos também "pela curiosidade de investigar alguns dos temas mais emergentes do Direito, relacionados com a Proteção de Dados e Inteligência Artificial. Antecipo as oportunidades, e os bons momentos, que o Programa de Bolsas Novos Talentos da Gulbenkian certamente trará!"
Esta não é primeira conquista da nossa aluna. Detentora de Bolsa de Mérito da Católica que prevê a isenção a 100% do pagamento das propinas, já o ano passado Marta fez parte da equipa que venceu, pela primeira vez, as rondas nacionais do Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition e rumou a Washington D.C. para as rondas internacionais da competição. Em julho passado, também concluiu com sucesso um estágio de verão na CCA Law Firm e no currículo conta também com um estágio de inverno na Abreu Advogados.
__________________________________________________________________________________________