No Brasil, a propósito das comemorações dos 35 anos do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Prof. Paulo Pinto de Albuquerque participou no Fórum Internacional Cortes em Conexão, no passado dia 11 de abril, onde estiveram presentes magistrados e especialistas de mais 30 países .
O docente da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa foi um dos oradores num painel dedicado aos tribunais internacionais de direitos humanos e a preservação das democracias.
Doação de livros
Durante as comemorações, o Prof. Paulo Pinto de Albuquerque doou ainda, numa pequena cerimónia, dez livros à Biblioteca Ministro Oscar Saraiva do STJ - uma coleção que, segundo o próprio, resume a jurisprudência dos tribunais portugueses sobre diversos assuntos, tornando-se uma importante fonte para o estudo do direito comparado.
Algumas das obras são de autoria do docente da nossa Escola, e outras organizadas por ele. Os livros tratam de temas diversos sob o enfoque do direito português e do direito europeu, entre eles a convenção europeia de direitos humanos.
Após o evento, o Prof. Paulo Pinto de Albuquerque, acompanhado pelo vice-presidente do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal, Nuno António Gonçalves, e pela juíza de direito Sandra dos Reis Luís, coordenadora nacional da Comissão de Coordenação e Seguimento do mesmo tribunal, visitou alguns setores do STJ, como o serviço de digitalização de processos, a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, e a Assessoria de Inteligência Artificial.
Fotos: Supremo Tribunal de Justiça (Brasil)