Press News & Events

EMPREGO & UNIVERSIDADES | Redes - Liga mundial de faculdades de Direito vem morar para Lisboa

Friday, July 17, 2020 - 15:32
Publication
O Jornal Económico

​A capital portuguesa vai ser a nova sede da Law Schools Global League, que deixou a itinerância para se fixar na Universidade Católica.

No mapa mundo das faculdades de direito, há um ‘pin’ que, a partir de agora, aponta diretamente para Lisboa: o novo endereço da Law Schools Global League, a maior rede mundial do setor.
A presidência era rotativa e a sede ia mudando, tendo já passado por Tilburg, nos Países Baixos, e Madrid, na vizinha Espanha. Agora fixa-se definitivamente na Universidade Católica Portuguesa, no campus da Palma de Cima, revelou Gonçalo Matias, diretor da Católica Global School of Law ao Jornal Económico.
O professor que também é copresidente da Law Schools Global League, explica-nos que as escolas membros da rede partilham valores e objetivos, muito assentes na inovação e internacionalização do ensino do Direito. Por esta razão, salienta: “boa parte das parcerias e intercâmbios são estabelecidos na Liga. Isto permite que os alunos das nossas escolas tenham uma experiência académica de alto nível noutro país, numa das escolas parceiras, ou que frequentem a escola de verão da Liga”. Para os alunos este é o maior ganho.

As escolas membros da rede partilham valores e objetivos, muito assentes na inovação e internacionalização do ensino do Direito.

A Law Schools Global League junta mais de 30 instituições- -membro, entre as quais a portuguesa Católica Global School of Law da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, que, em 2012, esteve entre as instituições que lançaram a primeira pedra, a par da Radzyner Law School Interdisciplinary Center, em Israel. A associação tem como propósito promover o debate académico sobre as mais diversas questões do Direito Internacional, bem como incentivar a cooperação entre faculdades de diferentes países ao nível da investigação.
Também neste capítulo haverá ganhos, diz Gonçalo Matias. “Trata-se de uma associação que reúne algumas das mais inovadoras e internacionais escolas de direito do mundo, como o Kings College, Northwestern, Getúlio Vargas, Tilburg ou National Singapura. Isto permitirá à Universidade Católica Portuguesa continuar a liderar a internacionalização do ensino do Direito”.
Portugal tem atraído nos últimos anos muitos estudantes internacionais também nesta área do Direito, em que a Universidade Católica Portuguesa é muito forte. Gonçalo Matias não espera que isso mude com a crise desencadeada pela Covid-19 e conta, agora, com um novo aliado: “A sede da Liga dará ainda mais visibilidade ao nosso país, e credibilidade ao ensino do Direito Global. Estou certo de que viremos a receber ainda mais estudantes internacionais”.

A ESCOLA PASSA A TER TRÊS
LL.M. LL.M. Law in a Digital Economy é o terceiro Legum Magister ou Master of Laws (LL.M.) da Católica Global School of Law e a grande novidade para o próximo ano letivo. O programa visa desenvolver o papel do direito numa economia progressivamente mais digital.
Pioneira na oferta deste tipo de programas em Portugal, a escola liderada por Gonçalo Matias ministra há dois anos outros programas: International Business Law e Law in a European and Global Context.
Todos os LL.M. da Católica Global School of Law têm a duração de um ano letivo, com início em setembro e fim em julho. A escola aceita candidaturas de uma forma contínua.