Aluna Marta Cansado vence Bolsa Gulbenkian Novos Talentos

Segunda-feira, Outubro 30, 2023 - 12:09

A aluna do 3.º ano da Licenciatura em Direito da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Marta da Paixão Cansado, ganhou a Bolsa Gulbenkian Novos Talentos, da Fundação Calouste Gulbenkian.

A distinção destina-se a "estudantes excecionais no ensino superior português, promovendo o seu talento e estimulando a iniciação à investigação", como pode ler-se no site da instituição organizadora.

Marta Cansado - Notícia Gulbenkian

"Sabia que este era um Programa muito seletivo, pelo que receber a notícia da minha seleção foi uma surpresa que me deixou muito feliz!", confessa a nossa aluna que não esconde que "será um orgulho representar a Universidade Católica Portuguesa, junto de uma instituição de renome como é a Fundação Calouste Gulbenkian".

A Bolsa Novos Talentos da Gulbenkian é "mais do que uma simples Bolsaé um programa de apoio à iniciação da investigação científica" que tem como objetivo criar uma rede de Bolseiros, reunindo estudantes de sucesso, de variadas áreas", refere a estudante. Simultaneamente, "cria as condições para a realização de trabalho de investigação, garantindo o apoio dos bolseiros através de tutores".

Além da Bolsa que pode chegar aos € 3.500, este programa permite o envolvimento e acompanhamento de tutores, a participação em comissões e retiros científicos, workshops e conferências, a realização de cursos de formação avançada, cursos de línguas e estágios, frequência de escolas de verão, bem como aquisição de livros e material de laboratório, entre outros.

Bolsa Gulbenkian

Neste sentido, além de poder abrir novos horizontes e integrar uma rede de alunos de sucesso, de cursos totalmente diferentes, Marta Cansado candidatou-se à Bolsa Gulbenkian Novos Talentos também "pela curiosidade de investigar alguns dos temas mais emergentes do Direito, relacionados com a Proteção de Dados e Inteligência ArtificialAntecipo as oportunidades, e os bons momentos, que o Programa de Bolsas Novos Talentos da Gulbenkian certamente trará!"

Esta não é primeira conquista da nossa  aluna. Detentora de Bolsa de Mérito da Católica que prevê a isenção a 100% do pagamento das propinas, já o ano passado Marta fez parte da equipa que venceu, pela primeira vez, as rondas nacionais do Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition e rumou a Washington D.C. para as rondas internacionais da competição. Em julho passado, também concluiu com sucesso um estágio de verão na CCA Law Firm e no currículo conta também com um estágio de inverno na Abreu Advogados.

__________________________________________________________________________________________

* O programa Bolsas Gulbenkian Novos Talentos tem como objetivo detetar e apoiar o talento de estudantes excecionais e estimular a iniciação à investigação nas áreas de ciência básica: biologia, física, matemática e química, e em qualquer área das humanidades e ciências sociais.

As bolsas incluem ainda um programa imersivo de enriquecimento de talento, com tutorias e acompanhamento por uma Comissão Científica, criando, desta forma, uma oportunidade de transformação de um talento potencial num desempenho excecional e inovador.