Gonçalo Saraiva Matias é professor associado da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, onde concluiu a licenciatura (2002), o mestrado (2010) e o doutoramento em Direito (2014), com uma tese sobre cidadania como direito fundamental. Entre 2018 e 2022, foi diretor da Católica Global School of Law. Leciona disciplinas nas áreas do Direito Constitucional, Direito Internacional Público e Direito Global, e foi professor convidado da Universidade de Washington em St. Louis.
Realizou investigação como Fulbright Visiting Scholar no Georgetown University Law Center (2006-2007) e tem uma forte intervenção académica internacional, tendo sido copresidente da Law Schools Global League. É autor de várias obras e artigos relevantes nas áreas de cidadania, migrações, direitos humanos e direito público.
Paralelamente à carreira académica, é Presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da Fundação Francisco Manuel dos Santos desde 2022. É sócio da sociedade de advogados Saraiva Matias e Associados desde 2016, atuando sobretudo nas áreas de Direito Regulatório, Administrativo, Constitucional e Internacional. Está inscrito na Ordem dos Advogados Portugueses desde 2005.
Entre 2008 e 2014, desempenhou funções como assessor para os Assuntos Jurídicos e Constitucionais da Casa Civil do Presidente da República e é consultor da mesma Casa Civil desde 2014. Foi Diretor do Observatório das Migrações. Em 2015, foi Secretário de Estado Adjunto e para a Modernização Administrativa no XX Governo Constitucional. Atualmente, é membro do Conselho Nacional para as Migrações e Asilo, do Management Board da European Union Agency for Fundamental Rights e conciliador no Tribunal de Conciliação e Arbitragem da OSCE.
Gonçalo Matias recebeu em 2016 o Grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e em 2025 a Grã-Cruz da Ordem do Mérito. É reconhecido pela sua contribuição na área do direito público, especialmente no estudo da cidadania, migrações e direitos fundamentais, e pelo papel ativo na interface entre academia, administração pública e sociedade civil. Nasceu em Lisboa em 1979.