A 1ª edição da Legal Tech Competition, dinamizada pela Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa/ Católica Global School of Law, em parceria com a Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva e Associados (MLGT) e a BRYTER, realizou-se no passado sábado, dia 19 de outubro, nos escritórios da sociedade de advogados da MLGT, em Lisboa.
Com o objetivo de promover a consciencialização dos estudantes sobre o potencial das tecnologias jurídicas, o evento transformou-se numa oportunidade única para desenvolver competências na área de legal automation.
O desafio
No dia do evento, foi-lhes apresentado um caso prático, no qual foram desafiados a criar uma ferramenta para ser utilizada numa empresa global, com o objetivo de apoiar os novos colaboradores em qualquer fase do processo de integração, e a explicar o impacto da ferramenta para as equipas jurídicas.
Dirigida exclusivamente aos estudantes do 3º e 4º ano da nossa Faculdade, a competição desafiou os participantes a automatizarem fluxos de trabalho utilizando a plataforma de no-code da BRYTER. Os participantes puderam aceder previamente ao programa de aprendizagem da BRYTER, o que lhes permitiu dominar a plataforma antes da competição.
Após quatro horas de trabalho, os estudantes apresentaram as suas soluções ao corpo de jurados, do qual faziam parte Adam (Kav) Kavanagh, Customer Success Ops Manager na BRYTER, Carlos Coelho, Diretor de Inovação e Conhecimento na Morais Leitão, e Tito Rendas, Diretor Executivo da Católica Global School of Law.
Desde geradores de NDA a detetores automatizados de conflitos de interesse, os participantes apresentaram um vasto número de soluções altamente inovadoras. Esta experiência prática permitiu-lhes compreender como a tecnologia pode ajudar a tornar mais eficientes os fluxos de trabalho e adquirir competências que irão diferenciá-los num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Os "vencedores"
Man Teng Leung foi o vencedor da competição. Marta Cansado e Sancho Josué receberam menções honrosas pelas soluções apresentadas. Mas o entusiasmo e empenho demonstrados por todos os participantes contribuiram para o enorme sucesso do evento.
Por tudo isso, estão todos de parabéns!