No passado dia 10 de Março, a equipa da Católica venceu as rondas nacionais da edição de 2023 do Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition, o maior e mais prestigiado moot court do mundo, que conta habitualmente com a participação de mais de 700 escolas de Direito de 100 países e jurisdições.

A equipa vencedora é composta por dois alunos da licenciatura da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da UCP, Marta Cansado e Rodrigo Ferreira, e por dois alunos de LL.M. da Católica Global School of Law, Julian Schramm e Sophie Roth. Os oradores contam com o apoio de duas outras alunas de LL.M.: Hanna Herzog, como of counsel, e Jitka Rutrlova, como adviser. A equipa foi treinada pelo Professor Ricardo Rodrigues de Oliveira, especialista em Direito Internacional Público e Direito da UE.
A competição teve lugar nos escritórios da sociedade de advogados Morais Leitão, que patrocinou o evento, e foram disputadas contra as equipas das Faculdades de Direito da Universidade de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa.
Esta será a primeira vez que uma equipa da Universidade Católica Portuguesa representará Portugal na competição, cujas rondas internacionais irão decorrer entre 8 e 15 de abril, em Washington , D.C..
Para além deste triunfo, a equipa ainda ganhou os prémios de melhor
overall memorial e de melhor memorial do Respondent. O Julian Schramm e a Sophie Roth obtiveram ainda os galardões de melhor orador e segundo melhor orador nas rondas preliminares, respectivamente.