Prof. Rui Medeiros lança livro "Constituição e Identidade Nacional na Era dos Populismos"

Segunda-feira, Fevereiro 5, 2024 - 11:24

Livro Rui Medeiros 2024

No próximo dia 21 de Fevereiro, o Prof. Rui Medeiros lança a sua mais recente obra "Constituição e Identidade Nacional na Era dos Populismos", editada pela Livraria Almedina.

A sessão de apresentação acontece no Museu Medeiros e Almeida, a partir das 18h45, e conta com a presença de Pedro Mexia e Sérgio Sousa Pinto que farão um debate, moderado por Rosália Amorim, acerca do tema "A relevância da identidade nacional na definição das política públicas".

Sinopse

Haverá espaço, nas atuais democracias liberais, para uma identidade nacional baseada em fatores como a língua, a história e a cultura? Será legítimo que as políticas de imigração e de cidadania, a definição do currículo do ensino ou a determinação do estatuto das igrejas e confissões religiosas sejam influenciadas por fatores étnico-culturais específicos de uma concreta comunidade política? Aparentemente, quando se observa a discussão constitucional, centrada em princípios universais como a dignidade da pessoa humana, o Estado de direito e a democracia, a resposta deve ser negativa. Paradoxalmente, subjacente ao grito nacionalista ou secessionista – que ainda recentemente se ouviu na Catalunha - ou ao florescimento a que se assiste hoje dos populismos está uma preocupação identitária. A questão da relevância da identidade nacional é, pois, incontornável.