Prémio APDE | 2.ª edição em honra de Francisco Lucas Pires

Quarta-feira, Maio 18, 2022 - 10:56

A APDE (Associação Portuguesa de Direito Europeu) anuncia a abertura da 2.ª edição do Prémio APDE, em honra de Francisco Lucas Pires (1944-1998).

Francisco Lucas Pires é reconhecido como um dos juristas e políticos mais marcantes da sua geração em Portugal e na Europa. Entusiasta da adesão de Portugal às Comunidades Europeias, e sempre convicto da vocação e desígnio europeus do seu País, desde cedo defendeu a importância de um projeto europeu alicerçado sobre uma comunidade de valores humanistas e de cidadania. Foi o primeiro vice-presidente português do Parlamento Europeu, de 1987 a 1988, e contribuiu em muitos momentos determinantes para o enriquecimento do debate e das decisões sobre a Europa, intra e extra muros. A isto acresce um percurso académico notável, na Universidade de Coimbra.

O Prémio APDE tem em vista distinguir a investigação científica de qualidade na área do Direito Europeu e a 2.ª edição, que se anuncia, premiará um trabalho cuja temática incida sobre uma das seguintes áreas, correspondentes aos tópicos previstos para o XXX Congresso FIDE, a realizar em Sófia entre os dias 31 de maio e 3 de junho de 2023:

  • Topic 1 - Mutual Trust, Mutual Recognition and the Rule of Law;
  • Topic 2 - The new geopolitical dimension of the EU competition and trade policies;
  • Topic 3 - European Social Union.

Os trabalhos poderão ser redigidos em língua portuguesa, francesa ou inglesa e ser submetidos, até 31 de dezembro de 2022, por candidatos que tenham como qualificação mínima a licenciatura em Direito.

Para mais detalhes, consulte, por favor, o anúncio da abertura da 2.ª edição do Prémio APDE, em honra de Francisco Lucas Pires, e do Regulamento do Prémio APDE.