Inês Paixão vence Bolsa Gulbenkian Novos Talentos 2025

Sexta-feira, Novembro 7, 2025 - 19:10

Pelo terceiro ano consecutivo, a Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (UCP) vê um dos seus alunos distinguidos pela Bolsa Gulbenkian Novos Talentos 2025, da Fundação Calouste Gulbenkian
Desta vez, coube a Inês Maria Rosado Paixão, aluna do 3.º ano da Licenciatura em Direito, ser uma das vencedoras do programa.

InÊs Paixão - Bolsa Gulbenkian

A candidatura à Bolsa Novos Talentos da Fundação Calouste Gulbenkian surgiu "com o objetivo de enriquecer o meu percurso académico na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, através do desenvolvimento de um projeto de investigação", refere a nossa aluna. Para ela, "o programa constitui o contexto ideal para dar os primeiros passos neste campo, em colaboração com uma instituição de reconhecido prestígio como a Gulbenkian".

Bolsa Gulbenkian2024

Com os olhos postso no futuro, Inês Paixão confessa que esta distinção representa "não apenas o reconhecimento do mérito, mas também um compromisso em continuar a aprender com espírito crítico e contribuir para um Direito mais atento e responsável face aos desafios contemporâneos".

De acordo com a página oficial da instituição organizadora, esta distinção destina-se a  "estudantes excecionais no ensino superior português, promovendo o seu talento e estimulando a iniciação à investigação".

Além da Bolsa que pode chegar aos € 3.500, este programa permite o envolvimento e acompanhamento de tutores, a participação em comissões e retiros científicos que combinam atividades científicas com atividades culturais e sociais.


* O programa Bolsas Gulbenkian Novos Talentos tem como objetivo detetar e apoiar o talento de estudantes excecionais e estimular a iniciação à investigação nas áreas de ciência básica: biologia, física, matemática e química, e em qualquer área das humanidades e ciências sociais.

As bolsas incluem ainda um programa imersivo de enriquecimento de talento, com tutorias e acompanhamento por uma Comissão Científica, criando, desta forma, uma oportunidade de transformação de um talento potencial num desempenho excecional e inovador.