Ensino Internacional - Nacionalidade da UE

O ingresso por esta via aplica-se a candidatos de nacionalidade portuguesa ou de outra da União Europeia (UE), familiares (filho(a), cônjuge ou parceiro(a)) de portugueses ou de cidadãos de um país da UE.

Número de vagas: 190
(incluídas no regime geral de acesso à Licenciatura em Direito)

Prazos de candidatura (2024/2025):

1.ª fase
2.ª fase
3 de Junho a 19 de Julho
20 de Julho a 7 de Agosto
26 de Julho
13 de Agosto
26 de Julho a 30 de Julho
13 de Agosto a 15 de Agosto
  • Na 1.ª fase, são seriados todos os candidatos que preenchem as condições de acesso.
  • Na 2.ª fase, serão seriados, em conjunto e em igualdade de circunstâncias:
    a) candidatos que tenham sido excluídos na 1.ª fase de candidatura por a sua nota não ter atingido o valor mínimo fixado para admissão nessa fase;
    b) novos candidatos.
Nota de Candidatura

É calculada de acordo com a classificação final do Ensino Secundário ou habilitação legalmente equivalente (60%) + provas de ingresso (40%)
Faça aqui o cálculo da sua nota de candidatura.

Provas de ingresso obrigatórias
Duas das seguintes disciplinas do Ensino Secundário constituem as provas de admissão:

18 Português | 11 História
06 Filosofia | 16 Matemática*

(*exclui-se a Matemática Aplicada às Ciências Sociais)

Os candidatos com o ensino secundário internacional deverão apresentar as provas consideradas homólogas - ver.

Nota mínima para admissão (escala 0 a 200):

• Classificação final de secundário igual ou superior a 100
  • Classificação nas provas de ingresso igual ou superior a 95

Submissão de candidatura

As candidaturas realizadas através do ensino secundário, quer seja nacional ou internacional, devem ser submetidas apenas online.

Documentos a apresentar:

• Equivalência ao 12.º português, que deverá ser requerido numa escola secundária oficial portuguesa
  • Documento comprovativo das classificações obtidas no exame nacional final do ensino secundário
  • Cartão de cidadão ou passaporte - original ou fotocópia
  • Fotocópia simples do cartão de contribuinte - ou outro documento de identificação fiscal

Nota: para os candidatos provenientes do ensino secundário estrangeiro fora de Portugal os documentos a apresentar no ato da candidatura deverão ser autenticados pelos serviços oficiais de Educação do respetivo país.  ou trazer a apostila da Convenção de Haia.

Todos os candidatos que pretendam visitar a Universidade e o campus, quer em grupo quer individualmente, poderão marcar uma visita através do Gabinete de Admissões.

Edital | Candidaturas à Licenciatura 2024/2025

Admissões - Licenciatura

Maria Pereira
E-mail: candidaturas.fd.sede@ucp.pt