Andrea Gaspar

Undergraduate in Law

"Sempre ouvi dizer que os anos de faculdade são os melhores. Foram, de facto, não por estar numa qualquer faculdade, mas por ter sido aluna da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.
Sempre que me perguntam se gostei de andar na Católica a minha resposta é imediata: “Sentia-me em casa”. Quando olho para trás, lembro-me de todos os pormenores que me fazem pensar nesta Casa com um sorriso na cara. Desde os funcionários do bar, que já sabiam que o meu café era sempre cheio, até não precisar de fazer grandes planos para estar com os meus melhores amigos, porque a faculdade proporcionava-me isso todos os dias, ou mesmo perceber que não era “transparente” para nenhum professor.
Orgulho-me de afirmar que estes quatro anos treinaram-me para a vida.
O tempo não pode voltar atrás, nem eu queria que voltasse. Portanto, olhando apenas para o futuro, resta-me afirmar que não me podia dar uma alegria maior se um dia os meus filhos escolhessem a Universidade Católica como rampa de lançamento para os seus sonhos, tal como eu fiz. "

Catarina Sikiniotis

Undergraduate in Law

"Fazendo um balanço destes últimos 4 anos da licenciatura, posso afirmar que, nesta casa, aprendi a fazer mais e melhor, sem nunca esquecer os valores que para mim são essenciais. As bolsas de mérito foram, sem sombra de dúvida, uma motivação adicional para continuar a desafiar-me todos os dias e a apresentar resultados que fossem ao encontro do nível de ensino que aqui é prestado.
O fator fundamental que distingue esta Faculdade das demais é, sem dúvida, a excelência e a preparação para a prática jurídica. Ao longo deste período tive ainda a possibilidade de realizar um estágio de verão na Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, bem como, participar em vários eventos académicos como as conferências, o programa de Mentoria e anualmente o "Job Shop", um evento de elevada importância para quem quer conhecer um pouco do mercado real de trabalho e começar a estabelecer a sua rede de contatos."

Luís Freitas

"Refletir sobre o percurso ao longo destes 4 anos na Católica, é um misto de emoções onde se destaca por um lado a saudade e por outro lado o orgulho de ser licenciado na melhor Faculdade de Direito do País. 
A Católica é muito mais que uma mera Universidade, é uma verdadeira "segunda casa" como nos habituamos a dizer, quer seja pelas longas noites que lá passamos a estudar quer seja pelas amizades que criamos. Pode parecer supérfluo, mas a verdade é que quando nos perguntam onde estudámos respondemos sempre espontaneamente com um "sou da Católica!", transparecendo esta expressão o sentimento de proximidade que ganhamos por esta Faculdade.
A Católica não é apenas uma Universidade, e isso deve-se muito ao espírito académico que se sente, muito graças à Associação Académica de Direito que durante os seus 30 anos de existência esteve sempre ao lado dos seus estudantes, seja com actividades recreativas, lúdico-desportivas ou mesmo de apoio à massa estudantil. Como testemunho pessoal devo destacar a equipa de Futebol de 11 da UCP que foi uma das portas de entrada para uma maior socialização e criação de amizades, o que para um estudante Madeirense é essencial. À Católica um Muito Obrigado."

Madalena Parca

Undergraduate in Law

"A Católica não foi uma escolha óbvia. Na hora de escolher a casa que me iria acolher durante a Licenciatura, as indecisões foram muitas. Porém, mal entrei nesta Faculdade, apercebi-me que tinha feito a decisão certa. Apercebi-me que tinha entrado em Casa.
Os quatro anos de licenciatura passaram num abrir e fechar de olhos. A qualidade de ensino, aliada a um corpo docente de excelência, assente numa ideia de meritocracia distingue definitivamente a Católica de qualquer outra faculdade.
Por isso, aconselho a qualquer indeciso que dê uma oportunidade a esta Casa. Para mim, foi a melhor decisão que poderia ter tomado!". 

Manuel Roque

Undergraduate in Law

"Há quatro anos, quando entrei para o primeiro ano de licenciatura, não tinha dúvidas sobre a escolha que tinha feito. De facto, a Católica tornou-se uma segunda casa. Não porque passe cá imenso tempo, mas sim, porque o ambiente de familiaridade criado pelos professores e colaboradores na relação próxima que têm com os alunos nos estimula a ir sempre mais além do que aquilo que esperávamos conseguir ir. Tal só é possível pelo número reduzido de alunos por turma, outra vantagem de estudar na Católica, além de possibilitar o que já foi dito, possibilita ainda que cada um se afirme individualmente, uma vez que todos têm oportunidade de participar e mostrar os resultados do seu trabalho.
A exigência e excelência dos Professores é também outra das razões que contribui para este sentimento. Aqui ensina-se Direito, e ensina-se Direito a sério, fator que num mundo cada vez mais competitivo e especializado faz toda a diferença no momento de seleção dos candidatos a empregos.
O facto de a faculdade recompensar o mérito dos alunos através do sistema de bolsas, encoraja os alunos a ir mais além, a ter objetivos concretos definidos e a primarem pela excelência e pelo gosto de fazer bem. 
Sei que há quatro anos fiz a escolha certa e aconselho, sem pensar duas vezes, todos os que querem fazer do Direito a sua vida a virem tirar o curso Católica."

Marco Alves

Undergraduate in Law

"Existe uma ideia pré-concebida de que ao tirarmos um curso de Direito acabaremos sempre, de uma forma ou de outra, por entrar no mundo da advocacia. No entanto, outra vertente que também pode ser levada em consideração é a área diplomática. Durante um semestre, tive a honra e o privilégio de estagiar na Missão Permanente de Portugal junto das Nações Unidas, em Nova Iorque. Esta foi, sem dúvida, uma oportunidade única onde pude colocar em prática tudo aquilo que aprendi na licenciatura em termos de Direito Internacional Público. Acompanhei as negociações do Pacto Global para a Migração junto das 193 delegações, estive presente em todos os processos de reforma da ONU, bem como em inúmeras reuniões dentro do Conselho de Segurança.  Criei amizades com pessoas provenientes das mais diferentes nacionalidades fazendo desta uma experiência global e rica em memórias que levarei comigo para o resto da minha vida."

Rita Gomes

"Pensar nos quatro anos que passei na Católica, é pensar numa montanha russa de emoções que vivi desde o primeiro até ao último dia em que entrei na Faculdade de Direito da Escola de Lisboa.
É pensar num desconhecido que rapidamente se tornou conhecido, numa segunda casa que me providenciou ao longo destes quatro anos as ferramentas essenciais para desenvolver a minha carreira na área do Direito e que me ensinou a ambicionar mais e a sonhar mais alto.
Foi na Católica que vivi alguns dos momentos mais marcantes dos últimos anos - foi na Católica que fiz amigos para a vida e onde cresci tanto pessoalmente como intelectualmente.
Da Católica posso dizer que trago uma bagagem de boas recordações que também reflete o esforço, o trabalho, a dedicação e o sucesso depois de quatro anos tão intensos que agora, olhando para trás, posso dizer que passaram a voar.
É essa bagagem que hoje levo comigo, para onde quer que vá. E a saudade."

Rodrigo Campos

Licenciado em Direito

"Sempre quis seguir Direito, mas esta Faculdade acrescenta ao Curso características que são uma mais-valia: a excelência do ensino; a excelência das relações humanas que se estabelecem todos os dias - aluno/aluno, Professor/aluno, Colaboradores/aluno; a existência de um ótimo gabinete de apoio - “Gabinete de Direito” - para a resolução de todos os problemas de caráter administrativo que surgem ao longo da Licenciatura; a existência de “Clínicas Legais” - que se traduz na oportunidade de nos inscrevermos, de forma optativa, numa cadeira que permite a nossa integração num escritório/empresa. Assim, somos chamados a aplicar os conhecimentos que adquirimos em teoria. Foi esta oportunidade, na KPMG, que me ajudou na decisão de ingressar na especialização em que me encontro.
Hoje, ao olhar para trás, sinto que gostaria de estar de novo a começar o Curso, sabendo o que sei desta Faculdade, do ensino e do reconhecimento do Curso no mercado de trabalho. Tenho a certeza que, aqueles que entrarem, daqui a 4 anos sentirão o mesmo que eu."

Rodrigo Moreira

Estudar Direito na Católica é uma grande responsabilidade. Digo isto, porque acredito que uma Universidade que se preocupa - com sucesso -, desde o início até ao fim do percurso dos seus alunos, em integrá-los no mercado de trabalho, através da dinâmica incansável do Gabinete de Saídas Profissionais e, particularmente, de iniciativas como o JobShop ou as Clínicas Legais, que valoriza o seu esforço através de Bolsas de Mérito e Prémios de Excelência, que lhes proporciona um ensino completo, exigente e rigoroso, bem como acesso a excelentes oportunidades de internacionalização (seja através do TLC, do programa Erasmus ou das inúmeras parcerias internacionais disponíveis) merece da parte dos alunos uma dedicação não menos que equivalente. 
Nos quatro anos que passei pela Católica, fiz as minhas melhores amizades, sinto que aprendi muito sobre o Direito, mas também sobre valores e princípios, que interiorizei. Também passei por fortes provações, é claro, mas fui muito feliz. Voltava a fazer tudo outra vez e estou certo que ainda voltarei um dia!

Sofia Cabrita

Ao implementar um sistema de bolsas de mérito, a Católica incita os alunos a procurar o fim que os trouxe ali: potencia as suas capacidades, esforço, empenho, bem como a excelência do seu trabalho.
As bolsas de mérito são a prova de que o esforço dos alunos é recompensado. E, mais do que isso, permite a consonância dos valores promovidos pela Católica: a excelência dos seus alunos e a preparação para o mercado de trabalho que se adivinha. 

Sofia David

A Faculdade de Direito sempre me incentivou a prosseguir os meus projetos, tendo providenciado o apoio necessário para a sua concretização. A colaboração da faculdade foi um fator essencial para a diferenciação do meu percurso académico, tornando a minha experiência durante o curso muito rica e perfeitamente direcionada aos meus objetivos. Acresce a esta disponibilidade que a faculdade tem para os alunos, o investimento na sua excelência.
A possibilidade de conquistar uma bolsa de mérito, durante cada ano da licenciatura, funciona como mais uma motivação para uma superação constante por parte de cada um dos alunos e demonstra que a sua qualidade não passa despercebida.