Filipe Matias Santos

Generic Bio

Filipe Matias Santos, é advogado e, desde 2013, Diretor Jurídico da ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e membro do Legal Affairs Committee do Conselho Europeu de Reguladores da Energia (CEER). Anteriormente integou a sociedade de advogados Garrigues – Sucursal em Portugal e o Departamento Jurídico na CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Licenciado e Mestre em Direito pela NOVA School of Law, realizou o curso anual de Regulation of Energy Utilities no Instituto Universitário Europeu (Florença) e o PAGE – Executive Program in Advanced Management na Católica Lisbon School of Business and Economics.

Foi docente no Instituto Superior de Gestão Bancária (ISGB) e é frequenemente preletor em conferências, seminários e cursos universitários na área da regulação, da energia e do compliance e enforcement. Integra a Network of Experts do Nova Green Lab e é membro dos órgãos sociais do CEDIPRE - Centro de Estudos de Direito Público e Regulação da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.