É já na sexta-feira, dia 14 de junho, pelas 19h00, que acontece na Feira do Livro de Lisboa, a apresentação do ensaio "Direitos Fundamentais para o Universo Digital", da autoria do Prof. Jorge Pereira da Silva.
Dinamizada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, a sessão de apresentação conta não só com a presença do autor, mas também de Maria Lúcia Amaral, Provedora da Justiça, professora de Direito Constitucional da Universidade Nova e antiga juíza do Tribunal Constitucional e de Paulo Mota Pinto, antigo deputado e antigo juiz do Tribunal Constitucional. A moderação da mesa ficará a cargo de Filipa Melo.
Sobre a obra
A disseminação da Internet e das tecnologias associadas comporta riscos sérios para a dignidade das pessoas. O ensaio "Direitos Fundamentais Para o Universo Digital" apresenta um novo elenco de direitos, ainda em construção, que visam proteger-nos contra essas ameaças tecnológicas: acesso à rede, proteção de dados pessoais, segurança na navegação, proibição de aplicações maliciosas da inteligência artificial e liberdade de expressão nas redes sociais.