eSPap – Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. (eSPap, I.P.)

"A eSPap, I.P., enquanto entidade gestora do Sistema Nacional de Compras Públicas, definiu como uma das prioridades estratégicas para a sua atuação, a defesa e o reforço da profissionalização e qualificação do Comprador Público.

O processo de tomada de decisão na contratação pública é hoje, sem dúvida, uma função de reconhecido valor que integra múltiplas perspetivas das organizações, considerando fatores de custo, qualidade, tempo e serviço.

O contexto obriga, pois, que o comprador público tenha um perfil de saberes mais abrangente, mais complexo, com competências jurídicas, administrativas e financeiras, mas também skills de gestão de projeto e de tecnologia que permitam desenvolver mecanismos inovadores de compra, designadamente:

  • No planeamento do processo de compra e na condução das negociações;
  • No questionar das especificações técnicas da compra;
  • Na revisão da necessidade e da gestão da procura interna;
  • Na reestruturação das cadeias de fornecimento, cada vez mais globais e complexas.

O Sistema Nacional de Compras Públicas completa 12 anos no dia 19 de fevereiro de 2019 e constitui a maior rede nacional de compradores públicos, integrando mais de 2.400 entidades, nas quais destacamos o papel fundamental das Unidades Ministeriais de Compras.

É com esta responsabilidade que a eSPap, I.P. se associa à Pós-graduação em Direito e Prática da Contratação Pública ministrada pela Universidade Católica desejando que esta seja uma oportunidade de partilha e aprendizagem que certamente irá enriquecer a forma como se pensa e faz a Compra Pública.”

César Pestana, Presidente do Conselho Diretivo

 

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